30.9 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Comer peixe em idade precoce pode proteger contra alergias

Saúde – 01/05/2013 – 11:05

Os pesquisadores costumavam acreditar que crianças que consumiam peixe desde muito pequenas estavam mais propensas a desenvolver alergias.

Mas as opiniões mudaram nos últimos tempos. Os cientistas agora suspeitam que comer peixe em uma idade precoce talvez ajude a proteger contra alergias. Alguns cientistas argumentam inclusive que o crescente predomínio de doenças alérgicas talvez esteja relacionado a um consumo menor de ácidos graxos ômega 3, os quais são fortalecedores do sistema imunológico.

São muitas as teorias, mas ninguém sabe ao certo a resposta. Diversos estudos recentes, porém, revelam que existe uma associação entre o consumo de peixe em tenra idade, em torno do primeiro ano de vida, e a uma incidência menor de doenças alérgicas.

Um estudo publicado no ano passado no periódico Pediatrics descobriu que os sintomas de asma eram menos predominantes nas crianças que começaram a comer peixe entre 6 e 12 meses de vida.

Outro estudo, publicado este mês no periódico The American Journal of Clinical Nutrition, acompanhou 3.300 crianças desde os primeiros anos de vida até a idade de 12 anos. Os exames mostraram que as crianças cuja dieta incluía ao menos duas porções de peixe por mês estavam 75 por cento menos propensas a ter sintomas de alergia.

Embora um grande número de outros estudos tenham produzido resultados semelhantes, todos são observacionais e mostraram apenas correlações e não relações de causa e efeito. Alguns cientistas afirmam que o consumo de peixe no início da vida talvez esteja associado a um estilo de vida que reduz o risco de doenças alérgicas, independentemente da dieta.

O governo americano sugere que a ingestão de 340 gramas, ou duas refeições, de peixe com baixo teor de mercúrio por semana é benéfica para crianças pequenas.

A conclusão é que, embora estudos mostrem a existência de uma associação entre a ingestão de peixe no início da vida e menos alergias anos depois, não se sabe ao certo os motivos dessa associação.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS amplia estratégia de imunização com dez unidades móveis para alcançar áreas de difícil acesso

Vacimóveis levarão vacinas a comunidades remotas, locais de grande fluxo e regiões sem salas de imunização a partir de 2026 O Governo de Mato Grosso...

TJMS define calendário de folgas e cria quatro feriadões para servidores em 2026

Portaria estabelece pontos facultativos que prolongam feriados ao longo do ano; Plantão Judiciário funcionará nos dias sem expediente O Tribunal de Justiça de Mato Grosso...

Três Lagoas realiza nova edição do projeto “A Rua é Nossa” na Lagoa Maior

Evento de lazer e convivência comunitária que movimenta a cidade A Prefeitura de Três Lagoas promove amanhã, domingo, 14 de dezembro, mais uma edição...