21/07/2014 – Atualizado em 21/07/2014
Por: R7 / Correio do Estado
As câimbras acontecem quando os músculos se contraem involuntariamente, causando dores que podem ser breves ou longas. Estas podem ser associadas à falta de alongamentos, deficiência de íons – como o cálcio e o magnésio -, varizes, estresse e excesso de exercícios físicos, por exemplo. As pessoas com diabetes, que consumem álcool em excesso, têm anemia ou cirrose podem ter câimbras devido a esses males. As câimbras podem ocorrer em qualquer músculo, mas são mais comuns em membros inferiores como a coxa e a panturrilha. Estas podem ser evitadas pelos alongamentos e pela hidratação quando for decorrente dos exercícios físicos.
Câimbra noturna
Este tipo de câimbra é comum em pessoas sedentárias e obesas. Ela é confundida com uma sensação de dormência e normalmente não é exatamente uma câimbra, mas um sintoma comum em pessoas que tem varizes. É normalmente chamada de síndrome das pernas inquietas. Os sintomas são formigamento, sensação de água escorrendo pelas pernas e necessidade de levantar mesmo que se tenha acabado de deitar.
Banana
Fruta da bananeira, a banana é estéril e não possui sementes. Atinge a maturação quando estiver com coloração amarelada e a cor verde significa que ainda não amadureceu. Com cerca de três a nove metros, a bananeira não é considerada uma árvore, uma vez que não possui tronco.
Mito ou verdade? A banana ajuda a evitar a câimbra?
A banana, por ser rica em potássio, carboidrato e água, pode resolver o problema de ocorrência de câimbras, quando estas forem decorrentes de exercícios físicos e da má alimentação. No entanto, quando se trata de deficiência dos íons, não é eficaz, pois a banana é rica em potássio, mas o que normalmente precisa de reposição é o cálcio e o magnésio.
Apesar de ser boa apenas para alguns casos de câimbras, a banana não faz mal algum e deve ser consumida. Além dela, as frutas indicadas para prevenir as câimbras com a mesma causa são o kiwi, o abacate, os abricós e suco de laranja fresco. O ideal é manter uma alimentação balanceada com variedade de vitaminas, além de alongamentos e exercícios físicos. Em conjunto, essas atitudes evitarão as temidas câimbras.
