23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Começou o Brasileirão 2012

Esporte – 21/05/2012 – 08:05

Começou sábado (19), com 3 jogos, o Campeonato Brasileiro de 2012. São 20 equipes distribuídas por quatro regiões do país (apenas a Norte não têm representantes) em busca da conquista do maior título do futebol nacional. No total, serão 38 rodadas até o fim da competição, agendada para o dia 2 de dezembro.

Na estréia, Sport 1 x 1 Flamengo; Palmeiras 1 x 1 Portuguesa e Figueirense 2 x 1 Náutico. Completando a rodada no domingo (20) tivemos: Botafogo 4 x 2 São Paulo; Corinthians 0 x 1 Fluminense; Internacional 2 x 0 Coritiba; Ponte Preta 0 x 1 Atlético (MG); Vasco 2 x 1 Grêmio; Cruzeiro 0 x 0 Atlético (GO); Bahia 0 x 0 Santos.

Esta é a nona edição do Brasileirão disputado pelo sistema de pontos corridos. Desde que a competição iniciou com o sistema de pontuação para definir o campeão, apenas um time fora do eixo Rio-São Paulo levantou a taça, o Cruzeiro comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em 2003. De lá para cá, os paulistas venceram a competição por seis vezes com São Paulo (2006, 07 e 08), Corinthians (2005 e 2011) e Santos (2004), enquanto os cariocas levantaram o troféu por duas – Flamengo (2009) e Fluminense (2010).

Maiores vencedores

Denominado Campeonato Brasileiro em 1971, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) considerava até 2010 apenas os clubes vencedores neste período como campeões nacionais. A partir desta data, a instituição que comanda o futebol brasileiro começou a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Parta) como nacionais, deixando a Copa União de 1987 – vencida pelo Flamengo – de fora.

Com isso, o São Paulo, antes o maior vencedor com seis taças, perdeu o posto para Palmeiras e Santos, que somam oito títulos nacionais. Na terceira colocação do ranking de títulos, aparecem Corinthians e Flamengo (5), seguidos por Vasco (4), Fluminense (3), Internacional (3), Grêmio, Botafogo, Bahia e Cruzeiro (2), e Sport, Atlético – MG, Atlético – PR, Coritiba e Guarani, com apenas uma conquista. A quantidade de títulos também demonstra que as regiões com as maiores economias do país, são as que mais investem no esporte.

Sudeste

A região Sudeste é disparada a maior vencedora da competição. Nas 55 edições contabilizadas pela CBF, as equipes dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, levantaram o caneco por 45 vezes. A supremacia é tanta, que de 1997 até o ano passado, apenas um título não ficou com uma das unidades federativas acima – o Atlético – PR em 2011. Entre todos os finalistas da história do Brasileirão, somente uma vez não houve representante da região, na final de 1988 entre Bahia e Internacional. Para 2012, doze equipes entrarão na disputa, seis de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e dois de Minas Gerais.

Sul

Atrás da região Sudeste, aparece a Sul como maior vencedora do torneio. Dois times do Rio Grande do Sul e dois do Paraná, já levantaram a taça de melhor do Brasil pelo menos uma vez. O Internacional aparece como maior campeão, somando três conquistas, seguido pelo maior rival, o Grêmio, responsável por dois títulos. O Atlético – PR – que disputará a segunda divisão em 2012 – e o Coritiba venceram a disputa uma vez, ao enfrentar na final adversários com pouca tradição no futebol atual, São Caetano e Bangu respectivamente. Em 2012, a região terá quatro times na divisão principal, dois gaúchos, um paranaense e um catarinense, o Figueirense. No ano passado, além do “Furacão”, os sulistas viram o Avaí também cair para série B.

Nordeste

Pivô de uma conquista discutida até hoje, o Sport de Recife foi considerado o campeão nacional de 1987, após vencer o módulo Amarelo e ver o adversário Flamengo campeão do módulo Verde, se negar a disputar o título na ocasião. Após 23 anos de interrogações, a entidade declarou o time pernambucano como o legítimo campeão nacional daquele ano, diminuindo em seu ranking uma conquista dos cariocas. Outro vencedor da região, o Bahia é bicampeão nacional com conquistas em 1959 e 1988. Este ano, além das duas equipes, o Náutico tentará superar os adversários e triunfar na competição.

Centro – Oeste/Norte

Sem nunca ter conquistado títulos no Brasileirão, as regiões terão apenas um representante no campeonato de 2012, o Atlético – GO. Os nortistas não emplacam um clube na primeira divisão do nacional desde 2005, quando o Paysandu foi rebaixado para a série B.

Fonte: Globo Esportes

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026