20.8 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio, 2025

Combate à Leishmaniose: ações da SMS e a importância da colaboração

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a necessidade da colaboração da população no combate à leishmaniose, doença transmitida pelo mosquito-palha. Para prevenir a transmissão, são essenciais duas ações: o manejo ambiental e a aplicação de inseticidas nas residências.

O manejo ambiental inclui a limpeza de quintais, remoção de materiais orgânicos e poda de árvores, reduzindo os focos de reprodução do mosquito. Já a aplicação de inseticida dentro das casas é fundamental, pois o mosquito também entra nos lares, pousando em paredes e móveis. Para garantir a eficácia, é necessário afastar os móveis, cobrir alimentos e retirar animais de estimação antes da aplicação.

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, pode ser fatal se não tratada adequadamente. Ela é transmitida pela picada de fêmeas infectadas do mosquito, que se alimentam principalmente de cães, mas também podem atacar seres humanos.

A colaboração de todos é essencial para eliminar os focos e proteger a saúde pública. A SMS reforça que, com o esforço conjunto, é possível prevenir a doença e garantir a segurança das famílias.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idosa cadeirante de 94 anos é deixada sozinha por cuidadora e pede ajuda a vizinhos em Três Lagoas

Caso mobilizou moradores e Polícia Militar na noite de sábado, 10. Abandono causou comoção e alerta sobre os cuidados com idosos.

Família reconhece jovem encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas e caso levanta suspeitas

Luiz Henrique de Paula Costa, de 20 anos, enfrentava problemas com dependência química e já havia tentado suicídio; polícia investiga as causas da morte ocorrida na véspera do Dia das Mães.

Rota da Celulose vai qualificar rodovias, impulsionar economia e mudar realidade de muitas pessoas

Estas melhorias vão ajudar não apenas o escoamento da produção, mas a vida das pessoas que passam pelas estradas, tendo mais segurança e rapidez, assim como comerciantes, produtores, empresários e quem mora nas cidades beneficiadas.