16.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Com suspensão da “gotinha”, novo esquema vacinal contra a polio será aplicado em Três Lagoas

Vacinação injetável começa a ser aplicada em novembro, segundo coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas.

Nesta quarta-feira (02), em entrevista ao programa A Hora da Notícia, da Rádio Caçula, a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, Humberta Azambuja, detalhou sobre a mudança significativa no esquema vacinal contra a poliomielite em Três Lagoas, seguindo uma determinação do Ministério da Saúde. Entre os dias 30 de setembro e 3 de novembro, a aplicação da vacina oral bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, será interrompida para a implementação do novo esquema com a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.

De acordo com Humberta, o novo cronograma vacinal será composto por três doses injetáveis: a primeira aplicada aos 2 meses de idade, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses, com uma dose de reforço aos 15 meses. “Essa mudança é embasada em dados epidemiológicos e recomendações científicas, além de orientações internacionais que visam aumentar a segurança e a eficácia da imunização“, afirmou Humberta.

Apesar da mudança, o tradicional mascote, o “Zé Gotinha” seguirá presente nas campanhas de vacinação, conforme garantido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de continuar promovendo a imunização infantil em todo o país. A baixa adesão à vacinação contra a poliomielite tem preocupado as autoridades de saúde. Segundo Humberta, “Três Lagoas alcançou apenas 37% de cobertura vacinal, muito aquém da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Esperamos que a introdução da vacina injetável estimule uma maior adesão e, consequentemente, um reforço na proteção contra essa grave doença”.

A expectativa das autoridades é que o novo esquema vacinal ofereça uma resposta mais robusta na erradicação da poliomielite, especialmente com a segurança adicional proporcionada pela vacina injetável.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga por R$ 600 acaba com trio na delegacia no Jardim Oiti

Confusão começou após acusação de furto de R$ 600 entre amigas e terminou com agressões, feridas e intervenção da Polícia Militar.

Imasul divulga dados de chuva e nível dos rios de Mato Grosso do Sul

De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o monitoramento contínuo é essencial para a gestão adequada dos recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.

Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho

A declaração e atualização do rebanho deve ser feito pelo produtor rural nas regiões do Planalto e Pantanal de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º de novembro a 30 de novembro (segundo semestre).