28.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de dezembro, 2021

Com surto de Covid, MS quer vacina urgente para indígenas acima de 18 anos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) quer iniciar imediatamente a vacinação em indígenas de Mato Grosso do Sul, diante do surto de Covid-19 enfrentado pelas aldeias do Estado.

No entanto, o Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre o pedido feito pela Secretaria.

“Temos também um pleito encaminhado ao Ministério da Saúde, encaminhado a doutora Rosana Leite e nós não tivemos ainda nenhuma resposta de fazermos imunização imediata em toda a população indígena de Mato Grosso do Sul, acima de 18 anos”, ressaltou Rezende, durante live nesta sexta-feira (12).

Para tanto nós estamos encaminhando o que temos de dados para subsidiar esse pleito”, acrescentou.

Ainda conforme informações do secretário, atualmente, Mato Grosso do Sul tem 60 pessoas internadas por Covid, sendo 13 indígenas.

“Isso significa que 23% das pessoas internadas de Mato Grosso do Sul são indígenas, significa que há hoje um surto que acontece em Dourados, Caarapó, Japorã, Paranhos e Itacurú já tem esse desdobramento”, destacou.

SURTO

Nas terras indígenas de Dourados foram contabilizados 89 casos da doença, até a última quinta-feira (4).

Tacuru é a segunda cidade com maior incidência, registrando 25 casos. Em seguida está Paranhos (18), Caarapó (7), Japorã (6) e Amambai (5).  

Ao todo, nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, foram registrados desde o início da pandemia 4.725 casos, com 106 óbitos e 4.564 recuperados.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomendou à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS) – responsáveis pela Atenção Indígena no Estado -, que ampliem a testagem rápida de antígeno aos indígenas.  

A decisão foi tomada durante a quarta reunião do Grupo de Gerenciamento de Crise, que aconteceu na sexta-feira (5), após o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), publicar pesquisa em que mostra que as aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul têm vivido um surto de Covid.

Informações do site Correio do Estado

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS