21.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Com problema mental, jovem vive acorrentado em São José de Ribamar

28/08/2013 – Atualizado em 28/08/2013

Sem tratamento adequado, a medida foi tomada pelo pai do adolescente, que alega ser para a segurança do próprio filho.

Por: Tribuna Ms

Sem condições para tratar o filho de 14 anos – que tem problemas mentais – o lavrador João Amaral, de Santo Amaro do Maranhão, a 285 quilômetros de São Luís recorreu a uma medida extrema: acorrentar o adolescente. Ele explica que o filho “entra nas casas”, antes de ser agredido pelo menor.

As marcas no tornozelo do adolescente não são recentes. A família do lavrador está hospedada na cidade de São José de Ribamar, região metropolitana da capital. A irmã do adolescente, Maria Ribamar Silva, confirma que acorrentam o jovem ‘porque ele está doente’. “Quem vê ele assim acorrentado, pensa que a gente faz porque quer, mas não é não. Ele sai querendo agredir as pessoas, joga pedra”, contou.

O drama da família começou há três meses em Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses. Há um mês, com orientação do Conselho Tutelar o lavrador veio para a capital em busca de tratamento psiquiátrico para o filho. Nesse período, ele já esteve internado no Hospital Nina Rodrigues por duas vezes. Porém, cada vez que sai, volta para a mesma situação. É que o Sistema Único de Saúde (SUS) não permite mais internação de casos psiquiátricos nos hospitais da rede pública, cabendo às famílias, mesmo sem condições, cuidar de seus pacientes.

Em nota, a direção do Hospital Nina Rodrigues informou que casos que requerem internação nas clínicas psiquiátricas conveniadas ao SUS devem ser encaminhados pela Secretaria de Saúde Municipal.

O Conselho Tutelar de São José de Ribamar informou não ter sido contatado pelo Conselho de Santo Amaro. Porém, o problema vai ser encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) daquele município. “O CAPS é o órgão que cuida desses casos e daí é que a gente vai encaminhar para o Hospital Nina Rodrigues para que ele possa ser internado em caráter permanente, porque o caso dele é um caso muito mais grave”, garantiu a conselheira Maria da Conceição Sousa.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...