20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Com poucas mulheres no Congresso, voto feminino completa 80 anos

Política – 24/02/2012 – 16:02

As mulheres completam nesta sexta-feira, dia 24, os 80 anos do direito do voto. A conquista foi instituída em 1932, por meio de um decreto do presidente Getúlio Vargas. A obrigatoriedade, no entanto, só veio em 1946.

Apesar da eleição da primeira presidente do país, Dilma Rousseff, que aumentou a participação feminina nos ministérios e outros cargos do governo federal (vide a recente nomeação de Graça Foster para assumir a chefia da Petrobras), ainda é pequeno o espaço destinado às mulheres no Congresso Nacional.

Na Câmara, a bancada feminina representa 8,77% do total da Casa, com 45 deputadas. No Senado, elas ocupam 12 das 81 cadeiras.

A baixa participação das mulheres no Congresso foi tema de um alerta lançado na semana passada pelo Comitê das Nações Unidas para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, em Genebra.

Já as eleitoras brasileiras têm cada vez mais relevância no cenário político. Desde 2000, elas são maioria entre os aptos a votar – nas eleições de 2010, a diferença foi de cinco milhões de pessoas.

Fonte: POP

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025