20/11/2013 – Atualizado em 20/11/2013
Com possibilidades da criação de duas novas secretárias para Três Lagoas, cargos já estão sendo pleiteados
Estudos sobre algumas modificações e duas novas secretárias estão sendo realizados pelo poder municipal da cidade
Por: Rayani Santa Cruz
Estão sendo criadas duas novas secretárias em Três Lagoas a primeira seria a de Transportes e Trânsito uma espécie de “Agetran” como existe em Campo Grande, a outra secretária seria a de Habitação.
A corrida pela posse dos cargos já esta acontecendo e os pleitos serão estratégicos como quase tudo na política.
Após homenagens do vereador Adão para os agentes de trânsito e o departamento, muitos apontaram um certo interesse de vereadores na secretária de transporte e trânsito, e os nomes pensados para assumir as duas secretárias estariam sendo estrategicamente posicionados.
Em contato com o vereador Klebinho, que já havia feito anteriormente um pedido para a Prefeita Marcia da Moura sobre a transformação do departamento de transito em secretaria, ele afirmou não ter interesse em assumir o cargo e que é a prefeita quem vai indicar alguém de sua confiança para a posse. Ainda não se sabe se será alguém do PPS ou do PMDB.
O segundo pleito seria do vereador Nuna Viana (PMDB) visando assumir a secretária de Habitação, mas o vereador tem interesse em assumir a Secretária de Esportes que atualmente é ocupada pelo Paulo da Paz do PT.
Ainda não se tem a certeza se o PMDB irá coligar com o PT nas próximas eleições, então tudo pode acontecer. Se haver coligação talvez a administração deixe o PT na secretaria de esportes e o vereador Nuna teria que se contentar com a Secretária de Habitação, mas se não houver acordo entre os partidos as secretárias podem sofrer mudanças bruscas.
As especulações são muitas e para se ter uma ideia do emaranhado político que se acumula, verificamos as possibilidades. Se o vereador Nuna Viana assumir – independente de qual secretária – automaticamente quem entraria em seu lugar como vereador seria o 1° suplente Luciano Dutra, que já ocupa atualmente o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico. No entanto, há informações que Dutra recusaria o cargo de vereador, passando então para o 2° suplente que seria Antonio Rialino (PMDB), aumentando dessa forma, a força da base da prefeita no Legislativo Municipal com um maior apoio na câmara municipal, já que Rialino é conhecido por defender com “unhas e dentes” o partido ao qual faz parte.
O que se sabe até o momento é que muitas decisões esquemáticas do PMDB serão tomadas na reunião que acontece na próxima sexta- feira na cidade, existe muitas outras possibilidades.



