27.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Com apoio da Fibria, empresas são certificadas pelo PQF Avançado

Geral – 10/04/2013 – 14:04

A empresa é uma das âncoras do Programa que implementou sistema de gestão da qualidade em 16 micro e pequenas empresas de Três Lagoas 

Três Lagoas, 9 de abril de 2013 – Na noite de quinta-feira (4), a segunda turma de  empresas participantes do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores Avançado (PQF), recebeu a certificação na norma do Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF).

O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), é desenvolvido em Três Lagoas desde 2008, e é apoiado por um grupo de grandes indústrias, denominadas âncoras, localizadas no município de Três Lagoas, além do Sebrae Nacional, Prefeitura Municipal e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, por meio do IEL. 

A Fibria apoia o programa desde o início, que já certificou 35 empresas, e apresentou o modelo do PQF Avançado a partir do programa que existe no Espírito Santo há mais de 14 anos. A empresa  também disponibiliza dois coordenadores, um para o Comitê Gestor e outro para o Grupo Técnico de Auditorias, para avaliar as empresas participantes, além de repassar aporte financeiro.

O PQF Avançado, tem o objetivo de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF), nas micro e pequenas empresas pertencentes à cadeia produtiva das empresas âncoras. Esta implementação se dá através de uma metodologia que utiliza seminários, consultorias, cursos e auditorias em sua execução. Os auditores são profissionais da área de qualidade pertencentes ao quadro de funcionários das indústrias âncoras.

Segundo o gerente geral da Fibria, Renato Ottoni, que compôs a mesa diretora do evento, as empresas certificadas tiveram a coragem de ousar e manter uma aliança com as empresas âncoras. “A Fibria acredita no crescimento alinhado ao desenvolvimento e ver que as empresas de Três Lagoas também estão crescendo e indo em busca de qualificação é muito gratificante”.

Para o coordenador do comitê gestor do PQF Avançado e gerente de suprimentos da Fibria, Paulo Edson Vieira, esta é a oportunidade que as micro e pequenas empresas têm em se qualificar e alcançar novos mercados. “A partir da qualificação das empresas locais, com qualidade assegurada, as empresas âncoras possuem a opção de adquirir bens e serviços locais, além das empresas certificadas terem a oportunidade de expandir o seu alcance para novos mercados”.

Além dos representantes da Fibria, o evento também contou com a presença do Superintendente do IEL, Bergson Amarilla, a gerente regional do SEBRAE, Josi Signoli, o secretário de desenvolvimento econômico de Três Lagoas, Luciano Dutra, representantes das empresas certificadas e outros convidados.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 958 mil hectares, dos quais 336 mil são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a norte-americana Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de Três Lagoas prende homem condenado por homicídio no Jardim Imperial

"Canela" já havia sido condenado por assassinato ocorrido no bairro Interlagos, onde ele também é investigado por outro homicídio, no ano de 2012

Policial afirma que universitária desaparecida foi morta por namorado em assentamento

Em depoimento, PM da reserva diz que Marcos Yuri cometeu o crime e tentou ocultar corpo de Carmen de Oliveira, desaparecida desde 12 de junho em Ilha Solteira

MS registra 7.636 casos confirmados de dengue em novo boletim

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.