34.8 C
Três Lagoas
sábado, 1 de novembro, 2025

Com 85% da população adulta vacinada, agosto tem menor média de mortes no ano

Com 85% da população adulta vacinada com a 1° dose no Mato Grosso do Sul, as mortes em função da Covid seguem em queda no Estado. Agosto já registra a menor média de óbitos no ano, com 10 por dia. Os especialistas confirmam que este cenário é em função do avanço do processo de imunização.

“Não temos dúvidas que a queda do número de óbitos e casos é em função do avanço da imunização. Estamos observando uma maior mobilidade das pessoas, com afrouxamento das medidas restritivas, portanto não teria outro motivo para esta redução”, explicou a médica infectologista Andyane Tetila.

Nos 11 primeiros dias de agosto foram 128 mortes por Covid, o que chega a uma média de 11,6 por dia. Em 2021 a menor média até então era de fevereiro, com 14,7 por dia. A pior foi no mês de abril, que registrou 1.398 em 30 dias, tendo uma média diária de 46,6 óbitos.

Neste momento a queda de casos confirmados da Covid também é evidente, com 5.351 neste mês, o que representa 33% a menos do que o mesmo período de julho deste ano. Na comparação do número de pacientes internados por covid a redução foi de 28%, com 447 agora e 621 no dia 11 de julho.  Já sobre as pessoas em isolamento são 3.644 e no mês passado 6.154.

Variantes

Com o cenário positivo no Estado, de redução de casos e mortes e aumento da vacinação, a principal preocupação dos especialistas é com a chegada da variante “Delta”, que já tem registros nos estados vizinhos ao Mato Grosso do Sul. O motivo da cautela é sobre sua alta transmissão do vírus.

“Estamos em uma corrida com o avanço da variante delta no Brasil, em contrapartida com o avanço da vacinação. Esta é a guerra que vamos travar nos próximos meses. Também será avaliado as respostas das vacinas disponíveis no Estado para variante e se será necessário revacinar ou acelerar a segunda dose”, destacou a medica infectologista Mariana Croda.

Para Andyane o foco precisa ser o avanço da imunização completa da população. “A maior preocupação é sobre a variante delta, pelo seu poder de transmissibilidade, no entanto temos esperança que não haverá grande impacto nas mortes com o avanço na vacinação completa da população alvo”.

Mato Grosso do Sul segue como destaque nacional na aplicação da primeira e segunda dose, liderando o ranking entre os estados. Um dos fatores é a logística eficiente, com a distribuição dos imunizantes em menos de 12 horas nas 79 cidades do Estado. O governador Reinaldo Azambuja também convocou “mutirões” nos municípios para vacinação e incentivou a população a completar o ciclo de imunização, com a segunda dose. 

Informações Governo do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prêmio de Inovação fortalece o serviço público fomentando soluções criativas e sustentáveis

As inscrições deste ano bateram recorde histórico desde a primeira edição, em 2016, com um crescimento expressivo em relação aos 185 trabalhos apresentados no ano passado. 

Motociclista fica ferida após motorista ignorar sinal de “PARE” no Interlagos

Mulher sofreu escoriações e foi socorrida por equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, onde motorista teria invadido a via preferencial.

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado pilotando moto com criança sem capacete em Três Lagoas

Condutor não possuía CNH e tentou disfarçar ao perceber a presença da viatura, onde motocicleta foi apreendida pela Polícia Militar.