24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de abril, 2026

Com 8 litros em estoque, maior banco de leite de MS precisa de doações

19/05/2021 08h49
Por: Paulo Renato

Nesta quarta-feira (19) o Brasil comemora o “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais de todo o país.

Em Campo Grande, no maior banco de leite materno em MS, no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), tem disponível atualmente 8 litros de leite materno para os bebês internados na UTI Neonatal e CTI Pediátrico. A coordenação do setor explicou que hoje o hospital tem 23 doadoras de leite materno, um número bom, mas que poderia ser maior.

No mês de abril, de acordo com o levantamento do setor, foram doados 22 litros de leite materno para a unidade e, com isso, 45 bebês foram beneficiados. Atualmente, o HRMS tem 31 bebês internados e que precisam de leite materno para a saúde.

De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, o Brasil é atualmente uma referência para todo o hemisfério norte com a tecnologia que foi desenvolvida por aqui, formando essa que é uma verdadeira rede de proteção à vida.

Como doar

Para doar ao banco de leite materno do HRMS basta entrar em contato no (67) 3378-2715. No telefone, a mãe receberá as orientações e poderá tirar as dúvidas. O HRMS fornece o material de coleta e um funcionário busca o leite doado na casa da moradora. Não é preciso ir até o hospital doar.

O telefone do banco de leite materno da Santa Casa é o (67) 3322-4174; do Hospital Universitário é (67) 3345-3027; da Maternidade Candido Mariano é (67) 3041-4775.

Coleta do leite em casa

Antes de fazer a ordenha, a mama deve ser lavada apenas com água e, sem seguida, seca com uma toalha limpa. Para evitar a contaminação, as doadoras devem tomar o cuidado de cobrir os cabelos com um lenço ou usar uma touca.

O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo, e pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deve ser levado até o Banco de Leite mais próximo da sua casa.
Ao todo, são 225 bancos de leite espalhados pelo Brasil e 212 postos de coleta, que é onde as doações podem ser entregues. Você também pode ligar para o Disque Saúde no 136 para saber o local mais próximo da sua casa para poder doar.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação em Brasilândia prende suspeito com madeira furtada escondida em matagal

Homem de 45 anos foi preso em flagrante após denúncia anônima levar policiais a cerca de 70 m³ de eucalipto de origem suspeita, avaliados em mais de R$ 10 mil

PRF apreende 20 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 262

Carga de origem estrangeira foi encontrada em caminhão durante fiscalização em Água Clara e encaminhada à Polícia Federal em Três Lagoas

‘Dia Nacional da Biblioteca’ reforça papel cultural e social da leitura em Três Lagoas

Bibliotecária destaca que espaços vão além dos livros e atuam como centros de inclusão, conhecimento e resistência em meio ao avanço digital