36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Com 5,6%, desemprego atinge o menor índice em mais de uma década

Número de ocupados bate recorde, com 102,4 milhões de brasileiros no mercado de trabalho

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor índice registrado desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. No trimestre anterior, a taxa era de 5,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de brasileiros desocupados chegou a 6,118 milhões, menor volume desde o último trimestre de 2013 (6,1 milhões).

OCUPAÇÃO
O total de pessoas ocupadas no país chegou a 102,4 milhões, um novo recorde. Esse número inclui trabalhadores formais e informais, empregadores e autônomos.

FORMALIZAÇÃO
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também bateu recorde, alcançando 39,1 milhões de pessoas, segundo o levantamento.

METODOLOGIA
A Pnad Contínua analisa o comportamento do mercado de trabalho entre pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação: com ou sem carteira assinada, temporários, trabalhadores por conta própria e empregadores. Apenas é considerada desocupada a pessoa que procura ativamente uma vaga de trabalho.

A amostra da pesquisa abrange 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

DIVULGAÇÃO
A publicação original dos dados estava prevista para o dia 29 de agosto, mas foi adiada em 18 dias por problemas técnicos relatados pelo IBGE.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Audiência Pública da Saúde será realizada na próxima terça

Moradores estão convidados a acompanhar de perto como estão sendo aplicados os recursos da saúde pública municipal; evento será no plenário da Câmara, a...

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir...

Nova lei permite que contribuintes regularizem débitos municipais em Três Lagoas

Projeto oferece descontos em juros e multas para quem tem débitos municipais, mas exclui multas de trânsito e dívidas contratuais.