28.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de agosto, 2025

Com 26 feminicídios no ano, MS cria plano de combate às mortes violentas

Plano incentiva discussão e melhorias nas políticas públicas para que feminicídio não seja “crime banalizado e naturalizado”

11/12/2019 11h14
Por: Mirela Coelho com informações do Campo Grande News

Em 5ª posição no ranking brasileiro por mortes violentas de mulheres, o Estado instituiu o Plano Estadual de Combate ao Feminicídio para sensibilizar e conscientizar a sociedade por meio de campanhas educativas permanentes.

Dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) indicam que o Estado registrou 26 casos de feminicídio, cinco somente em Campo Grande.

Pelo decreto publicado hoje no Diário Oficial, o plano incentiva a realização de ações de mobilização, palestras, panfletagens, eventos e debates para discutir o feminicídio, “crime hediondo que não pode ser naturalizado ou banalizado”.

O plano será desenvolvido com base em três eixos estruturantes: desenvolvimento de políticas públicas, capacitação de agentes públicos para atendimento humanizado e fortalecimento da rede especializada de atendimento à mulher.

Os órgãos estaduais competentes poderão criar mecanismos para fortalecer os programas já executados, tais como, o “Maria da Penha vai à Escola”, para que se tenha calendário fixo durante todo o ano, e o Programa Mulher Segura (Promuse), para que, se houver interesse, seja implantado nos municípios do interior do Estado.

Foto: Rádio Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia criativa é destaque em workshop realizado em Três Lagoas

Evento no Sebrae reúne agentes culturais, promove renda e reforça autonomia feminina no Agosto Lilás

Uma conversa inesperada que revelou memórias guardadas da família Campos

Em um encontro casual na Câmara Municipal, foram revelados detalhes da história da “Voz da Caçula”.

Corrida dos 190 anos da PMMS celebra história, saúde e integração em Três Lagoas

Evento promovido pelo 2º BPM vai além do esporte e reforça a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, com ações de inclusão, lazer e prevenção à saúde