Geral – 08/04/2012 – 09:04
E não é só de ovos de Páscoa e bacalhau que as tradicionais comidas deste feriado são feitas. A colomba, um pão doce em formato de pomba, também ganha espaço nas mesas. O pão pascoal representa o Espírito Santo e a paz. Tradicionalmente, a receita é doce e leva uva passas e frutas cristalizadas. Mas em São José do Rio Preto (SP) uma padaria resolveu inovar e inventou a colomba de bacalhau.
Segundo a proprietária Maria Araújo, a ideia veio junto com outras épocas do ano, onde panetones ganham sabores de cachorro quente no Natal e as colombas deixam de ser apenas doces. “A novidade atrai, e por mais que as colombas de chocolate ainda sejam vendidas, a de bacalhau atrai e sai muito. São mais de 50 unidades por dia”, conta.
A versão salgada é feita a mais de 10 anos, mas só ganhou força este ano, com a divulgação por meio dos consumidores. “Muitas pessoas vinham aqui e pediram outras opções do pão. Quem não gosta da versão doce ganhava uma salgada, mas era difícil vender. Hoje, com a correria, muita gente leva a colomba para servir com o prato principal ou de aperitivo. É prático e tem a cara da Páscoa”, ressalta.
Com 500 gramas, as versões salgadas da colomba pascoal custam de R$ 30 a R$ 50, no caso do bacalhau. As outras opções tem recheios de carne seca, três queijos, três queijos e espinafre, frango e requeijão, pizza e cachorro quente. Sob encomenda, o consumidor pode escolher um sabor favorito.
Embora tenha conquistado muitos rio-pretenses, a versão salgada não roubou o espaço da doce. “O consumidor acaba levando a salgada por curiosidade e a doce porque já sabe que é boa”, conta Maria.
Fonte: G1


