26.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Colaboradores do Hospital Auxiliadora encerram curso de Gestão da Saúde

03/06/2014 – Atualizado em 03/06/2014

A especialização teve duração de 11 meses com a participação do município e da macrorregião

Por: Assessoria

Colaboradores do Auxiliadora e representantes em Saúde de Três Lagoas e da macrorregião participaram na segunda-feira (02) do encerramento do curso de Gestão da Saúde, ministrado por professores do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Os 11 meses de curso foram realizados no Campus II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No Estado os municípios de: Três Lagoas, Dourados e Campo Grande foram contemplados com a especialização.

Ao todo foram 85 pessoas que concluíram o curso sendo divididos em três especialidades: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

Para o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, Eduardo Otoni, o curso trará amadurecimento no atendimento do município. “Vocês que participaram dessa pós graduação irão transcender essas informações adquiridas e transmitir lá fora. Esse curso que começou 11 meses atrás e hoje já está sendo colocado na prática, fico muito feliz pelo que já está acontecendo”, disse.

A enfermeira do setor de Serviço de Controle de Infecção Hospital,do Hospital Auxiliadora, Juliana Orsi representando o curso de Gestão Clinica de Saúde disse. “Iniciamos com um grupo, finalizamos com uma equipe. Durante esse período compartilhamos nossas amizades e um percurso de atividades. Os resultados que tivemos aqui serão aplicados em nosso cotidiano”, afirmou.

Uma das facilitadoras do curso, a enfermeira gerente da Auditoria e do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutica, do Auxiliadora Mariana Vedove afirma que o curso relata o dia a dia das instituições de saúde. “A metodologia de ensino auxilia e expõe o conhecimento prévio e depois o conhecimento cientifico”, disse. Participaram 12 pessoas do Hospital Auxiliadora, sendo: da área da enfermagem, assistência social, nutricionista e psicólogos participaram do curso.

Os participantes da extensão são os profissionais que atuam na rede SUS e que exercem cargos estratégicos em Hospitais e Secretarias Municipais de Saúde em Três Lagoas e na região.

Foram oferecidos os cursos de: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores no SUS.

O curso

O principal objetivo do projeto é capacitar gestores e profissionais de saúde que atuam nos hospitais públicos, criando uma rede colaborativa de gestão hospitalar.

De acordo com a Representante do Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês, Ana Rita Barbieri após a capacitação, eles deverão estar aptos a criar um núcleo de pesquisa de gestão em saúde, aprimorar a assistência e o cuidado em saúde e investir no desenvolvimento de tecnologias, assim como na racionalização de custos, na redução de danos e em outros processos como internações e complicações.

Participaram da solenidade de abertura: A diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, Eduardo Otoni, diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, José Antônio Menoni – Diretor UFMS, campus Três Lagoas – Ana Rita Barbieri – Representante do Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês, Thaísa Emiliana representando a Secretaria de Saúde, Érica Daguimar Pereira Gozales, ténica de Saúde do município de Selvíria e representando gestores municipais de Saúde.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...