21.6 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

CNI pede religação de sistema da Receita Federal que detalha importações e expõe fraudes

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) emitiu nota na qual solicita reavaliada da decisão que determinou desligamento do sistema Siscori da Receita Federal do Brasil. O sistema em questão era utilizado pelo setor privado para obter informações mais detalhadas sobre as importações brasileiras, dentre as quais estão preços de operação e unidades de desembaraço.

Em nota, a Confederação apontou que “recebeu com preocupação a publicação da Portaria nº 100, de 2021, que desativa seu sistema de dados estatísticos sobre operações aduaneiras” e pontuou que a ferramenta “é fundamental para o combate de importações de produtos que não cumprem requisitos regulatórios importantes para a proteção da saúde pública e do meio ambiente, de produtos subfaturados ou de produtos que se valem de fraudes diversas, tais como falsa declaração de origem ou de classificação fiscal”.

A comunicação aponta que o Siscori é um “importante aliado do setor privado brasileiro para o monitoramento e identificação de operações irregulares. Portanto, a retirada do ar acarretará grandes riscos e dificuldades no combate às importações ilegais e fraudulentas”, visto que as informações disponibilizadas no sistema “são únicas, diferentes das disponibilizadas pelo Comex Stat – outro sistema, semelhante, mas que funciona no complemento de informações.

É fundamental para o combate de importações de produtos que não cumprem requisitos regulatórios importantes para a proteção da saúde pública e do meio ambiente, de produtos subfaturados ou de produtos que se valem de fraudes diversas, tais como falsa declaração de origem ou de classificação fiscal.

“A CNI solicita que a decisão seja reavaliada e que o sistema volte a ser disponibilizado a todos”, conclui a nota, que pode ser lida na íntegra clicando AQUI.

Informações Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...