38 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

CNE estabelece diretrizes para uso de celulares em salas de aula

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou hoje (24) uma resolução com diretrizes sobre o uso de celulares e dispositivos digitais em salas de aula. A medida orienta que escolas promovam capacitações e ações focadas na saúde mental dos estudantes, identificando sinais de sofrimento emocional.

O uso de celulares é autorizado no ensino fundamental e médio, exclusivamente para fins pedagógicos e sob mediação dos professores, sendo proibido para outros usos, inclusive nos intervalos. Exceções podem ser feitas para estudantes com necessidades de acessibilidade. Cada escola poderá definir regras sobre o porte e armazenamento dos aparelhos durante as aulas.

Para a educação infantil, o uso de telas é desencorajado, sendo permitido apenas em situações excepcionais e com mediação do professor.

O CNE também destacou a importância de promover a cidadania digital e o uso estratégico da tecnologia para melhorar o ensino e a aprendizagem, com foco na proteção da saúde mental, física e psíquica dos estudantes. Além disso, reforçou a necessidade de formação contínua para professores e profissionais da educação sobre o uso pedagógico de dispositivos digitais.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul registra menor taxa de desemprego da história, aponta IBGE

Estado fechou 2025 com desocupação de 2,4%, segunda menor do país, e queda na informalidade

Governo federal sanciona lei do Gás do Povo com recarga gratuita de botijão para famílias de baixa renda

Programa nacional substitui Auxílio Gás e deve beneficiar cerca de 15 milhões de famílias em todo o país

Câmara debate diagnóstico tardio e políticas públicas para pessoas com autismo em audiência na terça

Comissão especial analisa projeto que prevê marco legal abrangente para inclusão, tratamento e proteção de direitos das pessoas com TEA