26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Clima quente e chuvas podem marcar primavera em Três Lagoas, segundo meteorologista

Temporada, que começa no domingo, 22, será de temperaturas elevadas, com máximas históricas, e pancadas de chuva irregulares, trazendo risco de enchentes e eventos climáticos extremos.

A primavera de 2024, que começa oficialmente às 8h44 do dia 22 de setembro, trará mudanças significativas para Três Lagoas e região, segundo informações do meteorologista Natálio Abrão. A estação marcará o início das chuvas, com pancadas rápidas e isoladas acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, especialmente nas tardes e noites. No entanto, o volume de chuvas será irregular, e alertas para enchentes e granizo são previstos.

O calor intenso será uma característica marcante, com temperaturas acima de 40°C em várias regiões, atingindo recordes históricos no Leste do estado, onde os termômetros podem passar de 44°C. Essa alta temperatura vem acompanhada de índices críticos de radiação ultravioleta, especialmente em dias de céu limpo, exigindo cuidados redobrados com a exposição ao sol.

A transição entre a seca do inverno e o início das chuvas do verão ocorrerá de forma gradual, com aumento da frequência das pancadas ao longo da estação. Contudo, outubro ainda será marcado por uma irregularidade nas chuvas, que devem se intensificar somente em novembro. A previsão é de tempestades localizadas e possíveis ventos fortes, que podem superar 60 km/h, especialmente nas regiões Centro-Sul e Leste.

Apesar das condições de neutralidade climática, há um alerta para o possível retorno do fenômeno La Niña no final do ano, o que poderia trazer um verão mais seco em 2025, afetando a agricultura e aumentando o risco de queimadas. A primavera em Três Lagoas, portanto, será de extremos, exigindo atenção redobrada dos moradores.

Além disso, a primavera trará dias de calor intenso, com temperaturas acima de 40°C, e pancadas de chuva rápidas, mas localmente intensas. Além disso, os cuidados com a radiação solar deverão ser redobrados, já que a cidade está localizada em uma das regiões de maior incidência de raios UV no estado. O período se encerra em 21 de dezembro, quando começa o verão.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasilândia apresenta projetos de infraestrutura e logística no programa MS Ativo

O município de Brasilândia, localizado no leste de Mato Grosso do Sul, apresentou uma série de projetos voltados ao desenvolvimento urbano e logístico para...

Família procura cachorrinha idosa desaparecida no bairro Santo Dumont

Uma família do bairro Santo Dumont está desesperada à procura de sua cachorrinha de estimação, que está desaparecida há três dias. Trata-se de uma...

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.