26.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Cinco projetos de lei tramitaram na sessão da Câmara de Três Lagoas nesta segunda-feira

A Câmara Municipal de Três Lagoas realizou, nesta segunda-feira (16), a 39ª sessão ordinária do ano, colocando em pauta cinco projetos de lei que foram encaminhados para análise das comissões permanentes, para estudo de suas viabilidades.

O PL n nº 48 de 27 de abril de 202, o qual “dispõe sobre medidas a fim de facilitar o acesso de informações sobre a contratação e o andamento da execução de obras públicas, no âmbito de Três Lagoas/MS, por meio de QR Code” teve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final aprovado e seguiu para análise da Comissão de Finanças e Orçamento.  

O PL nº 79 de 30 de julho de 2021: “dispõe sobre o regime de suprimento de fundos e dá outras providências” também seguiu para análise da Comissão de Finanças e Orçamento.  

Foram apresentados no plenário e encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, os seguintes projetos:

PL nº 084 de 10 de agosto de 2021: “dispõe sobre a criação de mecanismo de informação sobre violência feminina no âmbito municipal, com o suporte das unidades educacionais – Lei Professora Ângela Maria Jorge.”

PL nº 85 de 12 de agosto de 2021: “determina a inclusão nos sites da prefeitura do município e da Câmara Municipal de Três Lagoas, de relação de serviços de proteção à mulher vítima de violência”.

PL nº 086 de 13 de agosto de 2021: “institui o Diário Oficial do Município de Três Lagoas, Estado de Mato Grosso do Sul – Diotrês, como meio oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos do município de Três Lagoas-MS, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo e dá outras providências.”

Agosto Lilás

Em continuidade às ações do Agosto Lilás, mês destinado à conscientização e ao combate à violência doméstica contra as mulheres, na sessão desta segunda-feira (16), a titular da Defensoria Pública, Rita de Cássia Vendramini Push de Souza, foi convidada para usar a tribuna e falar sobre o atendimento prestado no município.

Ela explicou o funcionamento do atendimento à mulher, seja na área jurídica ou administrativa. Segunda ela, a Defensoria atua em núcleos, no caso conta com um especializado na promoção e defesa dos direitos das mulheres, estando capacitado a atender as demandas, seja na questão da violência ou para garantias de direitos de família, como pensão, guarda e divórcio.

Segundo a defensora, o núcleo apresenta programas e faz capacitação para toda a rede no tema violência doméstica e familiar, assim como violência de gênero. Ressaltou que fazem atendimento para orientação e defesa jurídica das mulheres, encaminhando ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) ou ao Programa Mulher Segura (Promuse), da Polícia Militar, quando necessário.

Entre os tópicos que ainda precisam ser aprimorados, Rita de Cássia citou a necessidade de que sejam cedidos psicólogo e assistente social para a Defensoria e que seja criado juízo específico para processo relativos à mulher, em Mato Grosso do Sul.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No mesmo objetivo de destacar o Agosto Lilás, por indicação de todos os vereadores, a Câmara Municipal de Três Lagoas entregou Moção de Congratulação aos policiais militares Darlan Leal de Freitas, Wagner Garcia Berça e Selma de Souza, integrantes do “Programa Mulher Segura” (Promuse).

A homenagem visa ressaltar os relevantes serviços de proteção e assistência que a equipe vem prestando a mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

O coronel PM Paulo usou a tribuna para falar sobre a homenagem, lembrando que, desde sua criação, o Promuse fez mais de um mil atendimentos. Atualmente, acompanha 483 medidas protetivas e faz de 20 a 30 fiscalizações para manter o distanciamento dos agressores.

Ele destacou que muitas mulheres ainda têm resistência em relação à medida protetiva, mas isso tem reduzido e garantido a maior segurança. O policial ainda agradeceu aos outros órgãos da rede de proteção pelo trabalho conjunto que vem sendo prestado em Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Digital influencer com só 10 anos, Ana Júlia encanta Toninha Campos com seu talento

Apoiada por seus familiares, a jovem contou à radialista sobre como começou a gravar seus vídeos, e falou de seu sonho em ser famosa.

Senado debaterá projeto sobre campanha permanente contra a automedicação

Está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) um projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a promover campanhas...

Comandante do 2°BPM destaca operações e trabalhos realizados em Três Lagoas

Major Moreira, durante entrevista à Rádio Caçula, salientou à respeito da "Operação Tranquilidade Pública", realizada em pontos estratégicos e vulneráveis criminalmente do município.