29.6 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Cientistas usam cana-de-açúcar para criar veneno contra o Aedes aegypt

13/06/2016 – Atualizado em 13/06/2016

Por: Marcio Ribeiro com Rádio 2

Pesquisadores da USP criam substância capaz de matar as larvas do Aedes aegypti. É um biolarvicida desenvolvido a partir do bagaço da cana-de-açúcar capaz que dificulta a respiração e destrói a cutícula que reveste as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com os pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, o produto faz efeito em até 48 horas. A substância é surfactante, que é um composto capaz de diminuir a tensão superficial dos líquidos e emulsionar compostos com diferentes polaridades. Mas esse surfactante foi criado usando o bagaço da cana-de-açúcar. Os pesquisadores fizeram testes com o produto na forma líquida e avaliaram a dosagem ideal para aplicação em criadouros de Aedes aegypti. Agora, querem criar o produto na forma sólida, em pó, para facilitar a aplicação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...