35.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 17 de maio, 2024

Cientistas pedem à OMS regras diferenciadas para cigarros eletrônicos

01/06/2014 – Atualizado em 01/06/2014

Por: Agência Brasil/Correio do Estado

Um grupo com 53 cientistas saiu em defesa dos cigarros eletrônicos em carta direcionada à Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é pedir que a OMS, “resista à tentação de controlar e suprimir os cigarros eletrônicos”, de acordo com trecho do documento. Os especialistas, de 15 diferentes países, defendem que os cigarros eletrônicos não devem sofrer as mesmas restrições dos cigarros tradicionais.

No documento, os especialistas argumentam que os dispositivos, que fornecem nicotina em vapor, são uma das “inovações de saúde mais importantes do século 21” e “podem salvar muitas vidas” por substituir o cigarro tradicional, comprovadamente nocivo.

O grupo teme que os cigarros eletrônicos sejam incluídos na meta de redução de consumo e na proibição de publicidade previsto na Convenção-Quadro para o Controle de Tabaco, adotada pelos membros da OMS.

Os críticos do cigarro eletrônico questionam a ausência de estudos sobre os efeitos que o dispositivo pode causar na saúde do usuário a longo prazo. Um relatório recente, encomendado pelo departamento de Saúde Pública da Inglaterra, disse que é necessária uma regulamentação adequada e um acompanhamento atento dos riscos.

Foto: Ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moto furtada em SP é localizada em cerâmica de Brasilândia

Veículo foi encontrado durante trabalho de patrulhamento do 2°Pelotão.

Governo Federal sanciona lei que suspende dívida do RS com a União por três anos

Estado vive maior catástrofe climática de sua história O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto que suspende o pagamento da dívida...

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Nova taxa prevê pagamento de serviços médicos a vítimas de acidentes O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas voltará...