28.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Cientistas desenvolvem chip que, implantado na barriga, reduz o desejo de comer

Geral – 01/04/2013 – 13:04

Um microchip que corta o apetite, ligado num dos principais nervos que saem do cérebro, é a mais nova esperança de pessoas que estão acima do peso e não conseguem emagrecer por nada. Quando o dispositivo, implantando na barriga, é acionado, ele libera estímulos elétricos e químicos que reduzem o desejo de comer.

O chip, criado por pesquisadores do Imperial College, na Inglaterra, deverá testado em humanos em três anos. “Ele pode se tornar alternativa à cirurgia de redução do estômago, já que tem a capacidade de controlar o apetite”, diz Chris Toumazou, que ajudou a produzir o dispositivo.

A ligação com o nervo vago será feita por meio de eletrodos. “O cérebro receberá sinais similares àqueles enviados após as refeições. O objetivo é informar ao cérebro que o corpo já está saciado”, explica o pesquisador.

O nervo vago é essencial para a secreção de líquidos e ácidos digestivos. Além disso, ele regula funções como respiração, ritmo cardíaco e contração do intestino.

E os cientistas britânicos não estão sozinhos na corrida para produzir o primeiro “chip antiobesidade”. A companhia americana EnteroMedics está testando um modelo de circuito que bloqueia o nervo vago para interromper a vontade de comer.

Os americanos estão um passo à frente dos ingleses. Num experimento com 239 pacientes, o grupo apresentou uma redução de até 20% do excesso de peso corporal. Mas os diretores daempresa ficaram frustrados e esperavam mais do dispositivo.

Além da EnteroMedics, outra empresa americana, a IntraPace, está desenvolvendo um aparelho similar a um chip, também para ajudar os obesos a emagrecer.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...

Redes sociais afetam emocionalmente meninas mais do que meninos, diz pesquisa

Um estudo publicado na Revista de Comunicación revelou que adolescentes, especialmente meninas, estão mais vulneráveis aos efeitos emocionais do uso frequente de redes sociais...