26/12/2014 – Atualizado em 26/12/2014
Por: Dourados Agora
A cidade de Providence, capital de Rhode Island (EUA), está processando a Petrobras, o que inclui a administração, subsidiárias e bancos envolvidos na emissão de papéis da companhia. A empresa também é alvo de outras três ações nos Estados Unidos movidas por fundos e grupos de investidores.
Providence alega que sofreu prejuízo ao investir em títulos da Petrobras, que perderam valor por causa das denúncias de corrupção e pagamento de propinas; empresa não informou o mercado sobre os casos de corrupção que ocorriam em sua administração, colocando o dinheiro dos investidores.
Por outro lado, a Petrobras informou que “não foi intimada da mencionada ação”, diz o site epocanegocios.globo.com, segundo informações do Estadão. A ação, inclui a gestão da presidente da empresa, Graça Foster, que assumiu a companhia no início de 2012.
Conforme o município de Providence, a ação se refere aos meses de janeiro de 2010 a novembro de 2014. Neste período, a Petrobras emitiu cerca de US$ 98 bilhões em papéis, de acordo com estimativas da cidade. Uma das acusações da ação é que, dentro do esquema de corrupção, a Petrobras inflou os valores de ativos em seu balanço para esconder o recebimento de propinas.
O processo inclui 13 executivos da administração, duas subsidiárias no exterior e 15 bancos envolvidos na emissão de papéis da companhia. Aparecem como réus a presidente da empresa, Graça Foster, e o diretor financeiro Almir Barbassa, de acordo com cópia do documento de 70 páginas obtida pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.
Além dos executivos, o processo do escritório Labaton Sucharow, com sede em Nova York, inclui como réus 15 bancos que participaram da emissão dos US$ 98 bilhões em papéis no mercado de capitais pela Petrobras para financiar seus projetos de investimento. Entre os bancos, são citados nomes como Itaú BBA, Bradesco BBI, Morgan Stanley, Citigroup, Santander Investment Securities, JPMorgan e Morgan Stanley.



