Geral – 29/01/2012 – 10:01
Desde a tarde desta sexta-feira 27, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) mantêm abertas as comportas do reservatório da Usina Ilha Solteira, no rio Paraná. A medida é necessária para controlar o nível do reservatório devido ao aumento da vazão afluente (que é recebida pelo reservatório) em decorrência das chuvas ocorridas nos últimos dias na região sudeste.
Essas chuvas elevaram os volumes de água nas bacias dos rios Paranaíba e Grande, formadores do rio Paraná. A vazão defluente média (vazão total liberada) em Ilha Solteira, até dia 1º de fevereiro, será da ordem de 8.000 m³/s.
Os reservatórios das duas outras usinas da CESP no rio Paraná, Jupiá e Porto Primavera, já estão com comportas abertas para controle do nível. Esses reservatórios operam na condição “fio d’água” (a vazão que chega a usina é praticamente igual à que sai). Neste sábado, a vazão defluente média em Jupiá é da ordem de 11.000 m³/s e, em Porto Primavera, de 13.000 m³/s.
Essas informações foram enviadas pela CESP para todos os municípios ribeirinhos na área de influência dos reservatórios da Companhia na Bacia do Rio Paraná por meio do Boletim Informativo de Vazões (BIV).
Além das prefeituras municipais, recebem o BIV os órgãos ligados à Defesa Civil, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Corpo de Bombeiros e as delegacias fluviais da região. O BIV informa diariamente as vazões e níveis programados e previstos para cada reservatório, e é emitido durante o período em que se prevê um aumento significativo das vazões.
Informações para a população
O BIV faz parte do plano de comunicação da CESP com a comunidade em período de cheias. O boletim também está disponível no site CESP (www.cesp.com.br), por meio do link Operação dos Reservatórios. Nesse mesmo link, estão disponíveis informações em tempo real e dados históricos de cada usina da Companhia.
O plano de comunicação com a comunidade inclui o Telecheia, um sistema de discagem direta gratuita para o telefone 0800 – 647-9001. O serviço funciona 24 h, todos os dias do ano, e fornece informações de níveis e vazões dos reservatórios das usinas da CESP. Para dúvidas e informações, a CESP disponibiliza o email [email protected].
Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria