23.6 C
Três Lagoas
sábado, 2 de julho, 2022

Chuva congelante, ciclone e neve: frente fria histórica chegará nos próximos dias

Nos próximos dias de maio, uma intensa e histórica onda de frio chegará e vai provocar uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima segunda-feira (16) no Brasil, de acordo com os serviços de meteorologia. A previsão é de neve e “chuva congelante” para estados da região Sul, além de geadas em outros lugares do país.

Por exemplo, temperaturas com mínima de 7 graus Celsius em São Paulo serão realidade na semana que vem. Segundo o Climatempo, uma massa polar intensa, junto com um ciclone extratropical, devem colocar os termômetros para abaixo de zero na região de Santa Catarina e em cidades da Serra Gaúcha.

Brasil enfrentará o que está sendo chamado nas redes de “erupção polar histórica” com frio atípico e intenso (Imagem: Yahoo Notícias/Reprodução/Climatempo)

O frio será mais forte entre a próxima terça, dia 17, e quarta, dia 18. As baixas temperaturas deve continuar durante todo o mês de maio. Já neste final de semana, alguns fenômenos podem intensificar a queda de temperatura. Isso porque um ciclone deverá ficar estacionado vários dias no oceano e assim, aumentar a umidade no continente, enquanto uma grande massa de ar polar avança pelo país.

Essas combinações explicam a intensidade da onda de frio nos próximos dias. O fenômeno meteorológico pode desencadear a chamada “chuva congelante”, que é algo raro no Brasil, que acontece quando as gotas de água congelam antes de tocar a superfície do solo.

De quinta, dia 19 a domingo, dia 22, também há previsão de geada. As áreas mais atingidas serão na região Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no oeste do estado de São Paulo. Cidades do Paraná, como Curitiba e São Paulo podem sofrer com baixas temperaturas, batendo recorde dos últimos seis anos, conforme informações do Climatempo.

Informações do site Olhar Digital

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido