23.8 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

Chuva congelante, ciclone e neve: frente fria histórica chegará nos próximos dias

Nos próximos dias de maio, uma intensa e histórica onda de frio chegará e vai provocar uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima segunda-feira (16) no Brasil, de acordo com os serviços de meteorologia. A previsão é de neve e “chuva congelante” para estados da região Sul, além de geadas em outros lugares do país.

Por exemplo, temperaturas com mínima de 7 graus Celsius em São Paulo serão realidade na semana que vem. Segundo o Climatempo, uma massa polar intensa, junto com um ciclone extratropical, devem colocar os termômetros para abaixo de zero na região de Santa Catarina e em cidades da Serra Gaúcha.

Brasil enfrentará o que está sendo chamado nas redes de “erupção polar histórica” com frio atípico e intenso (Imagem: Yahoo Notícias/Reprodução/Climatempo)

O frio será mais forte entre a próxima terça, dia 17, e quarta, dia 18. As baixas temperaturas deve continuar durante todo o mês de maio. Já neste final de semana, alguns fenômenos podem intensificar a queda de temperatura. Isso porque um ciclone deverá ficar estacionado vários dias no oceano e assim, aumentar a umidade no continente, enquanto uma grande massa de ar polar avança pelo país.

Essas combinações explicam a intensidade da onda de frio nos próximos dias. O fenômeno meteorológico pode desencadear a chamada “chuva congelante”, que é algo raro no Brasil, que acontece quando as gotas de água congelam antes de tocar a superfície do solo.

De quinta, dia 19 a domingo, dia 22, também há previsão de geada. As áreas mais atingidas serão na região Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no oeste do estado de São Paulo. Cidades do Paraná, como Curitiba e São Paulo podem sofrer com baixas temperaturas, batendo recorde dos últimos seis anos, conforme informações do Climatempo.

Informações do site Olhar Digital

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Sumiço de meninas lidera casos de desaparecimento infantojuvenil Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale...

Polícia Civil recupera dez cervejeiras furtadas em operação da SIG

Equipamentos avaliados em cerca de R$ 60 mil foram desviados de empresa de transporte, onde três pessoas poderão responder por receptação