24.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

China promete rapidez para informar sobre surto de gripe aviária

Geral – 04/04/2013 – 10:04

PEQUIM, 4 Abr (Reuters) – A China vai comunicar rapidamente aos demais países e à sua própria população os detalhes sobre uma nova cepa do vírus da gripe aviária, disse o Ministério da Saúde, na sequência de queixas de que tenha sido muito lento ao informar sobre o surto e suspeitas de encobrir informações como no caso do vírus da Sars.

Um total de nove casos na China foram confirmados do novo tipo de gripe aviária, o H7N9, todos no leste do país. Três pessoas infectadas morreram.

Usuários de Internet chineses e alguns jornais questionaram por que o governo levou tanto tempo para divulgar os novos casos, já que duas das vítimas primeiro adoeceram em fevereiro. O governo disse que precisava de tempo para identificar a cepa do vírus.

Em 2003, as autoridades tentaram encobrir uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave (Sars), que surgiu na China e matou cerca de um décimo das 8 mil pessoas infectadas em todo o mundo.

Em um comunicado emitido na noite de quarta-feira, a Comissão Nacional de Saúde e de Planejamento Familiar da China disse que está mobilizando recursos em todo o país para combater o surto, e que o país seria aberto e transparente.

“Manter comunicações regulares sobre o vírus e o trabalho preventivo de autoridades agrícolas e florestais em tempo hábil, e informar à Organização Mundial da Saúde, Hong Kong, Taiwan e Macau e o mundo”, comprometeu-se a entidade em um comunicado em seu site (www.moh.gov.cn).

Fonte: Extra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas perde Amado Moura, ícone do fisiculturismo

Ex-proprietário de academia, Amado Moura faleceu aos 63 anos em São Paulo; tragédia ocorre um dia após o fisiculturista lamentar a morte de colega...

Com uso de inteligência artificial, estudo aponta onde e por que os acidentes acontecem

Presença de perímetro urbano, curvas acentuadas e má iluminação estão entre os principais fatores de risco Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-PR e da...

Projeto “O Verdadeiro Tesouro” leva evangelização infantil ao evento “A Rua é Nossa” em Três Lagoas

Com programação cristã voltada exclusivamente às crianças, ação reúne igrejas locais para levar a mensagem do Evangelho durante evento da Prefeitura na Lagoa Maior