26.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

China evita apoio explícito a envio de tropas da ONU à Síria

Internacional – 13/02/2012 – 16:02

A chancelaria chinesa manifestou nesta segunda-feira seu aval à mediação da Liga Árabe na Síria, mas sem dar sinais de que apoiaria a proposta da entidade de enviar forças internacionais de paz ao país, a fim de conter a violência do governo contra grupos de oposição.

A Liga Árabe aprovou no domingo uma resolução que pede ao Conselho de Segurança da ONU que autorize uma missão de paz na Síria.

A proposta intensifica a pressão diplomática sobre Rússia e China, que sofreram duras críticas do Ocidente por bloquearem um texto de resolução da ONU que previa, entre outros itens, que o presidente sírio, Bashar al Assad, se afastasse do poder.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Lui Weimin, evitou dizer se Pequim apoia o envio de forças de paz.

“A China propõe e apoia continuados esforços da Liga Árabe para a mediação política, a qual tem um papel proativo e construtivo com relação à resolução pacífica da questão síria”, disse Liu ao ser indagado sobre a resolução da Liga Árabe.

“Acreditamos que as Nações Unidas deveriam oferecer uma assistência construtiva com base na Carta da ONU e nas normas das relações internacionais”, disse ele.

O envio de forças de paz à Síria exigiria um consenso das principais potências mundiais, que por enquanto estão divididas sobre como resolver uma crise que cada vez mais ganha contornos de guerra civil.

A resolução da Liga Árabe não especificava se a missão conjunta da ONU e da Liga envolveria forças armadas nem se a ajuda oferecida à oposição incluiria armas.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões