22.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Chefe da ONU vê possível crime contra a humanidade na Síria

Internacional – 16/02/2012 – 18:02

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu que as autoridades sírias parem de matar civis e disse que possíveis crimes contra a humanidade estão ocorrendo no país.

“Vemos bairros bombardeados de forma indiscriminada, hospitais usados como centros de tortura, crianças a partir de 10 anos presas e abusadas. Observamos quase certamente crimes contra a humanidade”, disse ele a jornalistas após se reunir com o presidente da Áustria, Heinz Fischer, na quinta-feira.

Ban disse ter lido sobre o plano do presidente sírio, Bashar al-Assad, de convocar um referendo que possa levar a eleições multipartidárias dentro de 90 dias, mas afirmou que a prioridade agora é interromper o derramamento de sangue no levante contra o governo de Assad.

“O que é importante neste momento é que primeiro as autoridades sírias devem parar de matar o próprio povo, devem parar a violência. Essa violência deve parar de todos os lados, seja pelas forças nacionais de segurança seja pelas forças de oposição”, afirmou ele.

Ban disse que milhares de pessoas morreram, 25 mil fugiram da Síria, estimados 70 mil foram deslocados dentro do país e os números estão aumentando diariamente.

“A falta de acordo no Conselho de Segurança não dá ao governo licença para continuar sua agressão contra o próprio povo. Quanto mais debatermos, mais pessoas morrerão.”

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.