25.5 C
Três Lagoas
sábado, 25 de abril, 2026

Chávez deve ficar em Cuba até o dia 19 para mais um ciclo de radioterapia

Geral – 16/04/2012 – 15:04

Submetendo-se ao quarto ciclo de radioterapia para o combate a um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve ficar em Havana, Cuba, até quinta-feira (19). Chávez não participou da 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias, na Colômbia, no último fim de semana, na qual um dos temas principais foi a exclusão de Cuba dos debates.

Nos últimos meses, o venezuelano ameaçou boicotar as reuniões em protesto à ausência de Cuba. Chávez chegou a Havana no sábado (14) à noite, acompanhado por uma das filhas. O venezuelano optou por fazer em Cuba a maior parte do tratamento de combate ao câncer na região pélvica., que é reincidente.

Paralelamente, ele tenta concilar as sessões de radioterapia com a campanha eleitoral. No poder desde 1999, Chávez tenta a reeleição. As eleições serão em 7 de outubro. Chávez foi representado na Cúpula das Américas pelo ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro.

“Nós dissemos que o presidente Chávez não participaria desse evento, seguindo conselhos médicos que recomendam disciplina [nesta fase do tratamento]”, disse Maduro. Desde março, Chávez faz sessões de radioterapia.

No total, serão seis ciclos. No ano passado, o presidente venezuelano fez severo tratamento para o combate a um tumor na região pélvica. Mas não há detalhes sobre a doença nem o tratamento. Chávez nega que haja metástase (que o câncer tenha atingindo outros órgãos do corpo).

*Com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela,

Fonte: Midiamax/Agência Brasil/MA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova unidade da Casa do Trabalhador amplia acesso a serviços em Três Lagoas

Espaço instalado em shopping começa a funcionar no dia 27 e oferece atendimento mais ágil para trabalhadores em busca de emprego e benefícios

Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de fotografia em Três Lagoas

Capacitação para iniciantes tem vagas limitadas, inscrições presenciais e aulas focadas em técnicas com celular e câmera

Luloca conquista título do vôlei de praia masculino nos JET’s 2026 em Três Lagoas

Final disputada na Arena da Lagoa Maior reúne grandes partidas e define campeões em mais uma etapa dos Jogos Escolares Três-lagoenses