13.5 C
Três Lagoas
domingo, 6 de julho, 2025

Chávez defende diplomata venezuelana expulsa pelos EUA

Internacional – 10/01/2012 – 19:01

O presidente Hugo Chávez culpou “contrarrevolucionários” pela expulsão de uma diplomata venezuelana dos Estados Unidos, na última contenda entre Washington e seu inimigo mais proeminente na América Latina.

O governo do presidente Barack Obama ordenou que a cônsul-geral da Venezuela deixasse Miami no último final de semana, depois que a rede de televisão Univisión divulgou que ela havia, no passado, discutido ciberataques contra os Estados Unidos com diplomatas cubanos e iranianos.

Mas Chávez, dando a primeira resposta de seu governo ao caso na noite de segunda-feira, disse que a medida contra Livia Acosta Noguera foi “arbitrária e injustificada”.

A inteligência venezuelana sabia que isso iria acontecer e a manteve em Caracas desde dezembro, acrescentou ele, durante uma coletiva de imprensa com o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

“Ela é uma profissional digna, atacada, caluniada e demonizada por esse grupo de extremistas nos Estados Unidos e, agora, pelo governo de Barack Obama”, disse.

O governo da Venezuela diz que exilados do país – que estão sediados no estado da Flórida nos EUA e se opõem ao governo socialista de Chávez – estão influenciando a política norte-americana para Caracas.

“Eles são contrarrevolucionários, não todos eles, mas um pequeno grupo… da ultradireita”, disse, prometendo em breve uma resposta formal à expulsão.

“É outra demonstração da arrogância ridícula do império”.

A última de uma longa lista de contendas diplomáticas entre Venezuela e Estados Unidos durante os 13 anos de Chávez no poder acontece em um momento delicado, durante a visita do líder iraniano à região.

O governo norte-americano está aumentando a pressão sobre o Irã por conta de sua política nuclear e pediu aos países aliados que diminuíssem as relações com Teerã.

Mas Chávez e os governos da Nicarágua, Cuba e Equador – todos de esquerda e que também recebem a visita de Ahmadinejad nesta semana – rejeitam a pressão norte-americana e estão transformando a visita em um show.

Apesar de suas diferenças políticas e ameaças passadas de interrupção de comércio, a Venezuela, membro da Opep, continua sendo um dos principais fornecedores de petróleo dos EUA, criando uma dependência econômica mútua que parece triunfar sobre diferenças ideológicas.

Fonte: MSN

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS será um dos primeiros estados do Brasil a universalizar rede de esgoto

Meta é alcançar 90% de cobertura até 2028; obras já beneficiam milhares de famílias no interior

R$ 16 mil mensais: veja os cargos com os maiores salários no Enem dos Concursos

Inscrições estão abertas até 20 de julho; provas serão aplicadas em 5 de outubro em todo o país O Concurso Nacional Unificado — apelidado de...

Após corrida por aplicativo, homem é esfaqueado em Campo Grande

Vítima levou quatro facadas e teve o pulmão perfurado; criminosos seguem foragidos. Um entregador de 27 anos foi brutalmente esfaqueado e teve o celular roubado...