23.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Cerveja com ou sem colarinho: o velho dilema que faz diferença no copo (e na sua saúde)

Por Robson Trevisan

Sim, eu sei que é um assunto polêmico. Mas aqui na Rádio Caçula de vez em quando até que a gente gosta de um “burburinho”. Ainda mais quando o assunto é sobre coisa boa, né?

Pois é, nas festas de fim de ano, o dilema transcende o amor ou ódio pela uva-passa ou se o famoso pavê é ou não pra se comer. Outro bafafá que sempre dá o que falar é se o chopp ou a cerveja devem ser servidos com um pouco de espuma, o famoso colarinho.

Um bom garçom (e um bom bebedor também) precisa saber: o colarinho é importante para manter o sabor e as propriedades do líquido mas também evita que a cerveja ou o chopp façam mal para o estômago.

Vamos às explicações. Antes de mais nada é fundamental entender que o colarinho ou a espuma é um processo natural da cerveja ou do chopp e que ocorre por conta da fermentação no seu processo de produção.

Essa espuma tem como finalidade garantir os aromas e sabores do líquido, além disso, contribui para manter a temperatura e impedir a sua oxidação.

Você se lembra de já ter tomado uma cerveja ou um chopp que estava com o gosto meio estranho? Talvez tenha sido justamente pelo excesso de contato do líquido com o oxigênio.

Agora, em relação à saúde, o colarinho tem uma outra função bastante estratégica: evitar a sensação de inchaço do estômago. Isso acontece porque a espuma da cerveja ou do chopp ajuda a quebrar as moléculas de gás carbônico, ou seja, o líquido já chega sem gás no estômago.

No vídeo abaixo, é possível ver – na prática – a diferença entre as duas “escolhas”. Ou seja, na hora de tomar sua cervejinha ou o seu chopp, um ou dois dedos de “colarinho” pode ser uma boa pedida! Saúde e lembre-se: se for beber, não dirija!

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acusado de matar namorada é condenado a 5 anos por homicídio culposo

Rafael Souza Carrelo, de 22 anos, foi condenado a 5 anos de prisão em regime semiaberto por atropelar e matar a namorada, Mariana Vitória...

Tebet quer entregar plano de desvincular benefícios da Previdência do salário mínimo até 2025

Ministra do Planejamento propõe que correções sejam feitas considerando a inflação e mais um porcentual, mas menor do que o previsto atualmente, que acompanha...

Gerente de banco vai parar na delegacia por demora em atendimento

Segundo Procon, agência acumula reclamações e a maioria delas é pelo tempo de espera Gerente do Banco Mercantil, localizada na Avenida Coronel Antonino, em Campo...