13.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

Centro para viciados em crack será aberto sem atendimento de saúde

Geral – 11/01/2012 – 12:01

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social de São Paulo, Alda Marco Antônio (PSD), afirmou ontem à Folha que o novo centro para acolhimento de usuários de drogas, no Bom Retiro, será lançado mesmo incompleto.

“A plena carga, só no final de fevereiro, comecinho de março”, disse.

O “Complexo Prates”, como está sendo chamado, é divulgado pela prefeitura como um “centro especial” por conjungar tanto a assistência social –com área de convivência e albergue– quanto o atendimento de saúde –com AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e Caps-AD (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas).

Em visita ao local, na rua Prates, a reportagem verificou que a área reservada ao atendimento de saúde nem sequer foi erguida.

A gestão Kassab decidiu lançar o complexo no início do próximo mês mesmo assim.

A prefeitura informa em seu site que “as obras do Complexo Prates receberam R$ 8 milhões em investimentos e estão previstas para serem entregues no começo de fevereiro”.

“É uma pena, pois inaugurar tudo junto seria um ganho”, admitiu a vice-prefeita ontem, no local.

Conforme publicou a Folha na última sexta-feira, Gilberto Kassab (PSD) e Geraldo Alckmin (PSDB) adiantaram a operação na cracolândia por temer uma ação do governo federal, o que os deixaria em desvantagem política diante do PT.

AÇÃO DESCOORDENADA

A vice-prefeita nega, no entanto, que o complexo de atendimento a viciados e moradores de rua esteja ligado à intervenção recente na cracolândia. Ela diz ainda que soube da deflagração da operação às 10h da mesma data em que ocorreu (último dia 3).

Enquanto o atendimento de saúde do complexo não fica pronto, a prefeitura vai oferecer no local a possibilidade de os dependentes químicos tomarem banho, dirigirem-se ao albergue para alimentação e descanso e, nas palavras da vice-prefeita, “se distraírem”.

“São várias armas [para tirar os viciados das ruas]. A bola [de futebol] é uma mágica. A bola funciona com quase todos. Temos todos os joguinhos que têm nos bares de São Paulo. Pebolim é muito querido. Tênis de mesa, menos, mas também [é querido]. E temos jogos de tabuleiro”, descreve a vice-prefeita.

O centro deve abrigar 1.200 pessoas. O local fica a pouco mais de um quilômetro do epicentro do crack.

“[O visitante] tem que gostar daqui. Ele tem que se sentir seguro. Tem que se sentir não-patrulhado”, diz.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sindicato do Comércio orienta empresas sobre funcionamento durante jogo do Brasil na Copa do Mundo

O Sindicato do Comércio divulgou um comunicado orientando as empresas sobre o funcionamento do comércio durante a próxima partida da Seleção Brasileira na Copa...

Rotary Club de Três Lagoas empossa nova diretoria nesta sexta-feira

O Rotary Club de Três Lagoas e a Associação Casa da Amizade realizam, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de posse do Conselho Diretor para...

VÍDEO: Diretor do Departamento de Trânsito orienta motoristas sobre cuidados em dias de chuva

As chuvas intensas exigem atenção redobrada de quem está no trânsito. Mas você sabe quais são os principais riscos enfrentados por motoristas, motociclistas e...