Geral – 04/04/2012 – 14:04
Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) abre a temporada 2012, do projeto Cena Som na próxima quinta-feira (12 de abril) em comemoração aos 5 anos da banda Xapa Trio com o show “É pra Valer” , às 20h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG). O show tem classificação livre e duração aproximada de 90 minutos.
O show “É pra Valer” trará uma combinação das canções autorais e releituras das interpretações de sucesso da banda, todos esses grandes hits da música brasileira dos anos 80, 90 e atualidade. O repertório inicial conta com 8 canções autorais e 8 covers que marcaram a trajetória da banda durante todo esse tempo na noite campo-grandense, além de participações especiais em algumas canções.
Além da apresentação, a banda pretende fazer a gravação multi-câmera do vídeo (amador) para divulgação posterior como material de portfólio da banda, dando continuidade ao projeto: Ao vivo e Acústico.
“Após 5 anos de carreira, O Xapa Trio resolve comemorar o sucesso de tanto tempo unido e o retorno as noites sul- mato-grossenses com um show especial trazendo as canções autorais com as músicas que mais marcaram a carreira da banda durante todo esse tempo”, comenta Raphael Xapa, vocalista da banda.
“No show, a banda promete um grande espetáculo, com cenário, luzes em uma apresentação totalmente diferente de tudo que já foi feito antes pela banda, que tem na música brasileira inspiração e alimento para o grande sucesso de público desde sua fundação”, convida o vocalista.
O ingresso tem valor de R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de sua respectiva carteirinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.
A Banda
O acaso uniu Raphael Xapa (vocal e violão), Marcondes Costa (contra-baixo), Jomar Fontes (bateria) e Felipe Grilo (guitarra). No inicio, a banda era formada apenas por três integrantes (Raphael Xapa, Carlos Barros e Israel Rodrigues), que através da mistura de ritmos com música dançante e grandes hits do começo ao fim do show, sempre com uma pitada de brasilidade e regionalismo, valorizando e realçando as canções e tornando a apresentação da banda inconfundível, a banda tocava em confraternizações e eventos fechados, e adotou o apelido do vocalista como marca, quando questionados no primeiro show na noite campo-grandense: Qual o nome da banda?
Pois bem, a marca já estava forte na noite, e os integrantes resolveram manter o nome, pois antes do trabalho do “Trio”, Raphael Xapa já fazia trabalhos com voz e violão na noite campo-grandense, e seu publico facilmente identificaria onde a banda estaria tocando.
Vários músicos já participaram com a banda na noite, durante as fases de transição, tais como os bateristas Alex Kundera (Neptuno), Bolha Batera (Michel Teló), Daniel Bueno (3 de Paus e Pulse) Kenedy, Thiago Ferreira, o baixista Júlio, e os Guitarristas Shelly Moreira, Cidão, Henrique Borges entre outras inúmeras participações especiais.
E um período sem baterista, Raphael publicou um anúncio numa rede social, procurando um candidato para um show já agendado e encontrou Jomar Fontes, trocaram algumas ideias a respeito do repertório e se conheceram no palco da apresentação, e mantem a parceria até hoje.
Marcondes Costa já havia tocado com Raphael numa banda de rock nos em 2004 e 2005, chamada Vettor, e com a saída de Israel, retornou a banda.
Grilo foi agregado na gravação do primeiro CD, um cd promocional gravado ao vivo no estúdio 45, e assim como Jomar, acaba sempre voltando para o grupo.
Com um cd promocional já lançado em junho de 2008 e canções tocando nas emissoras FM de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR) e Mato Grosso (MT), a banda tem também no currículo duas apresentações no Som da Concha (2009 e 2011) e a gravação do cd Ao Vivo e Acústico pelo Cena Som em 2010.
CENA SOM
O projeto foi criado pela Fundação e a extinta Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul em 1996, com o objetivo de divulgar a arte regional e propiciar um espaço na noite sul-mato-grossense para áreas da cultura (dança, música e teatro) todas as quintas-feiras, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa


