29.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

CEM passa a realizar vasectomias em Três Lagoas a partir de novembro

Procedimento será ofertado via regulação do SUS e integra ações do Novembro Azul para ampliar o cuidado com a saúde do homem.

Em alusão ao Novembro Azul, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a oferta de vasectomia no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O serviço passa a ser disponibilizado a partir da próxima semana, com atendimento realizado pelos urologistas Dr. Ary e Dr. Edson, iniciando nos dias 14 e 18 de novembro, respectivamente.

Para ter acesso ao procedimento, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, manifestar interesse e passar por consulta para encaminhamento via sistema de regulação. O processo inclui acompanhamento psicológico antes da cirurgia, conforme diretrizes do planejamento familiar.

A oferta segue a Lei Federal nº 14.443/2022, que permite a vasectomia a homens a partir de 21 anos, independentemente de terem filhos, ou a partir dos 18 anos, desde que tenham ao menos dois filhos vivos. A legislação também elimina a exigência de autorização do cônjuge. Além disso, é obrigatório o intervalo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e a realização da cirurgia.

Atualmente, 32 pacientes aguardam na fila e a expectativa é que o CEM realize cerca de 15 procedimentos por mês, contribuindo para reduzir o tempo de espera e ampliando o acesso dos homens ao planejamento familiar.

A SMS reforça que a iniciativa representa um avanço na oferta de serviços especializados e integra a programação do Novembro Azul, que inclui ainda palestras, ações educativas, testes rápidos e orientações voltadas à prevenção e promoção da saúde masculina.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Mato Grosso do Sul

Procedimento marca avanço tecnológico e melhora na recuperação dos pacientes da rede pública estadual

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

Pré-seleção define famílias do Conjunto Habitacional Violetas III

Evento será transmitido ao vivo e garantirá transparência no processo de escolha das 50 famílias contempladas