20.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

Céleres rebaixa estimativa de safra de soja do Brasil

Geral – 05/03/2012 – 08:03

SÃO PAULO, 5 Mar (Reuters) – A safra de soja do 2011/12 do Brasil foi estimada em 69,82 milhões de toneladas nesta segunda-feira pela consultoria Céleres, em comparação com as 72 milhões de toneladas apontadas na previsão de fevereiro.

De acordo com a consultoria, o Brasil produziu na temporada passada 74,87 milhões de toneladas.

Nesta safra, as lavouras do Sul do Brasil sofreram com uma seca em meio ao fenômeno La Niña, o que impactou negativamente na produção nacional.

“Nas recentes pesquisas da Céleres, com o avanço nos trabalhos de colheita da soja, observou-se retração nas expectativas quanto ao rendimento das lavouras em relação ao levantamento publicado no mês precedente”, explicou a Céleres.

Até 2 de março, os produtores de soja haviam realizado a colheita em cerca de 38 por cento da área em 11/12, uma alta em relação aos 29 por cento da semana anterior e dos 24 por cento do mesmo período do ano passado, segundo a Céleres.

A Somar Metereologia previu uma falta de umidade e elevadas temperaturas no principal cinturão produtor de soja para a próxima semana, o que deve favorecer os trabalhos nos campos e o fluxo de grãos para os portos e indústrias. Já as lavouras que carecem de chuva no Sul poderão voltar a sofrer.

O principal Estado produtor de soja do Brasil, o Mato Grosso, pode colher um recorde de 22,2 milhões de toneladas, ante as 20,5 milhões do ano passado, devido a condições climáticas favoráveis e ao aumento de área plantada.

O Paraná, que teve um recorde de 15,4 milhões de toneladas na temporada passada, poderá ter uma colheita de 11,2 milhões de toneladas este ano. A colheita do Rio Grande do Sul foi estimada em 8,1 milhões, contra o recorde de 11,2 milhões de toneladas no ano anterior.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas instala faixas elevadas de pedestres para reforçar segurança em escolas

Intervenções estão sendo realizadas pela SEINTRA com foco na proteção de alunos e pedestres nas proximidades de unidades de ensino

Quinta-feira será de tempo firme e calor em Três Lagoas

Sol predomina na cidade e temperaturas elevadas exigem atenção à hidratação e proteção solar

Falta d’água atinge diversos bairros de Três Lagoas nesta quarta-feira

Sanesul realiza conserto emergencial em rede e prevê normalização do abastecimento até as 19h