23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Ceia de Natal faz a festa dos bons de garfo

25/12/2013 – Atualizado em 25/12/2013

Por: Uol

Para os católicos, as comemorações pelo nascimento de Jesus simbolizam a reafirmação da fé, da fraternidade e do amor. No entanto, o momento da confraternização vem, muitas vezes, associado a uma vasta ceia. Assim, é difícil não dar vazão a uma prática nada religiosa: a gula.

Em boa parte das casas, o cardápio da ceia é estrelado, tradicionalmente, pelo peru, tender, chester ou pernil, acompanhados de arroz à grega, farofa, salpicão e saladas. Porém há os que investem pesado na comilança e ultrapassam os limites de um simples jantar festivo.

É o caso da família do cozinheiro Ramon de Jesus França, 22, que define a ceia de Natal da casa dele como “um banquete para um batalhão”. O jantar é servido para cerca de 30 pessoas e já é conhecido pelos familiares e amigos pela fartura.

“Sempre aparece mais gente do que o previsto. Tudo tem que ser muito farto para não faltar nada e a festa durar até a madrugada”, contou.

Eventualmente, a mesa, que não é nada modesta, ainda recebe reforço de alguns convidados, que levam de casa quitutes e sobremesas.
Como se não bastasse a comilança do dia 24, no dia seguinte a família ainda tem fôlego para o segundo round: sai o peru, ficam as sobras da ceia, entra a carne e um grande churrasco é preparado para os amigos e vizinhos.

“Natal é uma festa tão agradável que merece misturar a família, que é uma coisa sagrada, com a comida, que nos dá tanto prazer”, disse.

Maratona

Em busca dessa combinação, o administrador Alexandro Vieira, 38, espera, ansioso, pela chegada do Natal. Apaixonado pela culinária natalina desde criança, ele transforma o Natal em uma verdadeira maratona, e corre contra o tempo para ir a todos os almoços e jantares possíveis.

A corrida em busca das delícias começa por volta das 20h do dia 24, quando Alexandro faz a primeira parada na casa da sogra. “O primeiro prato da noite é sempre modesto, é a entrada. Não abuso”, garantiu.

Em seguida, ele segue para a casa da avó, onde é realizado o jantar da família. “Lá é onde me esbaldo. Como estou entre parentes, não tenho vergonha de comer e beber a quantidade que tenho vontade. Sem falar que a comida de minha avó é espetacular e merece que eu a aprecie sem moderação”, afirmou.

A última parada é na casa do melhor amigo. Nela, Alexandro garante que o foco é a sobremesa.

Com 87 quilos distribuídos em 1,89 m, o administrador acredita que a corrida pela ceia não traz prejuízos à saúde. “Cometo esses exageros apenas uma vez no ano. É quando me dou ao luxo de enfiar o pé na jaca, pois são comidas que aprecio. Não vou morrer por isso”, brincou.

Cautela

O exagero na comilança pode até já estar cristalizado no imaginário de muitas famílias, mas a nutricionista Valéria Soares afirma que é preciso cautela.

“Costumo dizer que, dentre todas as festas do ano, o Natal é a que mais engorda. O cardápio é altamente calórico, por conta dos frios, embutidos, frituras, doces e das bebidas alcoólicas. O ideal é pegar leve e não cometer exageros”, recomendou.

Segundo a profissional, uma alternativa para os mais gulosos é abusar das saladas, frutas e optar por proteínas grelhadas: “Maneirar na gordura é fundamental”.

Iludtração

Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...