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quinta-feira, 16 de maio, 2024

CEF disse que avisou Procon sobre fechamento; mas órgão consumidor não recebeu comunicado

02/12/2013 – Atualizado em 02/12/2013

Além da informação desencontrada nas agências de Três Lagoas, o tempo de espera passou de 1h30min

Por: Marco Campos

Um desrespeito aos correntistas e aos idosos que buscaram atendimento nos últimos três dias nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) de Três Lagoas deixou muitos três-lagoenses indignados com o mau atendimento e esclarecimentos por parte da gerência de uma das instituições financeiras.

SEXTA-FEIRA

O correntista que buscou serviços na sexta-feira (29) na agência da CEF da Rua Paranaíba foram surpreendidos por dois funcionários do banco que informaram a ausência dos atendimentos devido uma falha no sistema da agência. Nenhuma comunicado oficial aos órgãos de imprensa local foi divulgado pela CEF para evitar possíveis transtornos em seus atendimentos no prédio central, considerado de grande fluxo, principalmente por ser uma sexta-feira.

AGÊNCIA NOVA

Mesmo recém inaugurada, a nova agência da CEF situada na Rua Elvírio Mário Mancini, na esquina do Fórum de Três Lagoas, no Centro, também demonstrou que não está preparado para atendimentos aos correntistas em dias de maior movimento.

Com o prédio lotado, as pessoas que buscam os serviços bancários estavam revoltadas com a demora e falta de informação por parte da gerente geral da agência. Pessoas que retiraram senhas normais para atendimentos nos caixas esperavam por mais de 1h40min para serem atendidos.

DESRESPEITOS AOS IDOSOS

Mas os descasos não foram somente estes, conforme foi confirmado pela reportagem da Rádio Caçula. Com a senha preferencial, os idosos também tiveram que ter paciência para receber atendimentos nos caixas.

O tempo de espera para estas pessoas superava 1h30min para atendimentos, que infringe a Lei vigente no País que obriga o atendimento preferencial as pessoas com idade superior aos 60 anos (Instituto do Idoso), conforme Lei nº 10.741, de 1º de Outubro de 2003.
Entre as exigências previstas na Lei, estão o Art. 3o que diz:
É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

 I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

PENA PARA ESTE TIPO DE CRIME

O Artigo 19 rege penas severas peara este tipo de situação. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011) I – autoridade policial; II – Ministério Público; III – Conselho Municipal do Idoso; IV – Conselho Estadual do Idoso; V – Conselho Nacional do Idoso. § 1o Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

FALTA DE CAPACITAÇÃO POR PARTE DA GERÊNCIA

A Rádio Caçula ouviu a gerente responsável pela agência onde a Lei foi infringida e para surpresa, a responsável, Maria Ester, que informou sobre os procedimentos dizendo:

“Minha agência está lotada e eu não posso passar por cima do nosso sistema de atendimento. Os idosos vão ter que esperar e todos os direitos podem ser reclamados”, disparou a gerente.

Questionada pela reportagem sobre a falta de bebedouros para uso dos correntistas, a gerente disse com ironia:

“Não tenho obrigação de dar água aos clientes e sim banheiro”, finalizou a gerente Maria Ester.

PROCON/TL

O Órgão Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) foi comunicado sobre o descaso e disse desconhecer a informação em que a instituição comunicou o órgão mediante a falta dos serviços em uma das agências e que os atendimentos naquele dia seriam prejudicados, o que contradiz a versão da gerente Maria Ester.

Nesta segunda-feira (02), fiscais do Procon irão ao local para realização dos procedimentos legais para punir a agência.sobre as infrações.

Os cliente era informados no momento em que chegavam na agência

Uma garrafa de água foi colocada à disposição dos clientes da instituição

Diretora do Procon, Lilian Campos

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