23.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Castramóvel retoma as atividades em Três Lagoas

Em 3 dias CCZ realiza 24 castrações com a unidade móvel.

07/02/2019 23h12
Por: Mirela Coelho

Em entrevista concedida na manhã de ontem (07), o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e responsável pelo Castramóvel, Everton Ottoni prestou esclarecimentos à população sobre o início dos procedimentos para a castração de animais em Três Lagoas (MS).

Devido aos questionamentos e relatos da população sobre a inoperância do Castramóvel, o entrevistado informou que os atendimentos foram paralisados em dezembro e janeiro devido aos feriados e férias de funcionários. Porém, durante esse período, toda a estrutura passou por manutenção.

Os agendamentos para os procedimentos foram iniciados no dia 04 de fevereiro, e durante as próximas semanas o Castramóvel estará localizado no pátio do estacionamento da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Nova Três Lagoas, no horário das 7h30 às 12h30, de terça-feira a sexta-feira.

O agendamento poderá ser realizado no local de atendimento ou pelo telefone (67) 99200-2638. A próxima região a ser atendida pela Unidade móvel será a Vila Piloto, e o calendário com as próximas localidades será divulgado no site da prefeitura e através de mídias sociais.

As castrações serão realizadas apenas em cães e gatos machos. Após o prévio agendamento, o proprietário do animal receberá instruções para o procedimento pré e pós-operatório, assim como informações sobre o tempo de espera e de realização dos procedimentos.

O atendimento nos bairros será realizado de acordo com os índices de procura. Porém, há a possibilidade de encaixe de alguns animais de outras regiões caso tenha disponibilidade de vagas. Além do procedimento de castração, o CCZ disponibiliza a população a vacinação antirrábica e distribuição de vermífugos para os animais.

Dentre os principais benefícios relatados para a castração de animais, está o controle da reprodução e a mudança de hábitos desses animais, com melhora comportamental e de nível de agressividade. Em quatro meses e meio de funcionamento foram castrados cerca de 572 animais, entre cães e gatos. E em 2 dias de funcionamento no mês de fevereirode de 2019 já foram realizados 24 castrações.

Para a denúncia de animais abandonados a população deverá acionar o Centro de Zoonoses no telefone (67) 3929-1803. Após 10 dias, caso o proprietário não seja encontrado e o animal seja negativo para Leishmaniose, este será disponibilizado para adoção. Animais abandonados e resgatados por terceiros, recomenda-se a divulgação desse animal nas redes sociais e por outros meios de divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp Oito em cada dez professores da educação básica já pensaram em desistir da carreira. Entre os...

Botafogo joga futuro na Libertadores diante da LDU no Nilton Santos

O Botafogo recebe a LDU (Equador), a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (8) no estádio Nilton Santos, em jogo fundamental para...

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.721 da Mega Sena, sorteadas nessa terça-feira (7) à noite em São Paulo. O prêmio para o...