26.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Castramóvel realiza atendimentos aos animais da população três-lagoense

É a primeira vez que a população de Três Lagoas possui este serviço móvel de atenção à saúde e educação para posse responsável de animais.

31/07/2018 14h06
Por: Gabriele Benati

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou os procedimentos da Unidade Móvel de Atenção à Saúde Animal, no trailer devidamente equipado para essa finalidade e popularmente conhecido como “Castramóvel”.

O início do atendimento foi na manhã desta terça-feira (31), nas dependências da Escola Municipal Professora “Marlene Noronha Gonçalves”, no Jardim Maristela, acompanhado pelo prefeito Angelo Guerreiro e pela secretária de Saúde, Angelina Zuque, com toda a equipe dos vários setores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento e demais diretorias da SMS.

Nesta primeira etapa, o trailer do Castramólvel irá permanecer no mesmo local por três semanas e atenderá os donos de cães e gatos dos bairros Jardim Imperial, Jardim das Violetas e Jardim Eldorado, de segunda-feira a sexta-feira.

Em uma segunda etapa, serão atendidos moradores dos bairros Vila Verde, Jardim Samambaia, Jardim Flamboyant e Jardim Maristela. Em seguida, a equipe estará atendendo os moradores do Residencial Novo Oeste e Orestinho e Jardim Carandá. Oportunamente, estaremos divulgando a sequência de atendimentos da equipe do CCZ e onde o Castramóvel estará estacionado.

“É a primeira vez que a população de Três Lagoas possui um Castramóvel, que irá possibilitar o atendimento à saúde dos animais de estimação, nos bairros, sem a necessidade das pessoas se deslocarem até o CCZ”, observou a secretária de Saúde.

“Com este novo serviço, será possível o controle da população de cães e gatos e, ao mesmo tempo, o controle e prevenção de doenças transmitidas por esses animais, assim como, teremos oportunidade de intensificarmos a campanha da posse responsável de animais de estimação”, ressaltou Angelina Zuque.

Segundo comentou o prefeito Angelo Guerreiro, este é um serviço que a população de Três Lagoas “há anos muito precisava e que se faz necessário, porque nem todos têm condições de se deslocar até o CCZ e levar seu cão ou gato para atendimento”, disse.

PROCEDIMENTOS

O Castramóvel, recentemente adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Três Lagoas, está devidamente equipado para os procedimentos de atenção à saúde de cães e gatos, em especial para a castração desses animais.

O trailer possui três compartimentos (salas de atendimento), onde são realizados os devidos procedimentos, sob a responsabilidade do médico veterinário, Hugo Nogueira Faria, coordenador do CCZ, auxiliado por uma equipe de estagiários da Faculdade de Medicina Veterinária das Faculdades AEMS.

Como mostrou o coordenador do CCZ, na primeira sala, “realizamos os procedimentos pré-cirúrgicos que consistem na preparação e avaliação prévia da saúde do animal e aplicação de anestesia. Em seguida, o animal é levado para a segunda sala, onde é realizada a cirurgia de castração. Finalmente, em uma outra repartição do trailer, temos as gaiolas, onde o animal repousa, no pós- cirúrgico.

“Todos os medicamentos são fornecidos gratuitamente pela SMS de Três Lagoas, seguindo as orientações e procedimentos que constam no protocolo, devidamente assinado pelo proprietário do animal e pelo responsável do CCZ”, informou Hugo Faria.

Devido à necessidade de “respeitarmos e seguirmos o tempo necessário para cada um dos procedimentos, em especial, o da recuperação pós-cirurgia do animal, que demora uns 90 minutos, atendemos somente oito animais por dia”, explicou o médico veterinário.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.