20.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Castramóvel já está atendendo na Escola da Vila Piloto

Trailer de saúde animal está instalado no pátio da Escola Municipal Professora “Maria de Lourdes Lopes”

27/02/2019 10h17
Por: Deyvid Santos

Desde a última segunda-feira (25), a unidade móvel de atenção à saúde de cães e gatos, popularmente conhecida como “Castramóvel”, encontra-se instalada no pátio da Escola Municipal Professora “Maria de Lourdes Lopes”, na Rua 24 S/N, na Vila Piloto II.

Concluída a instalação, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, responsável pelo Castramóvel e coordenada pelo médico veterinário Everton Ottoni, iniciou os procedimentos de castração de cães e gatos machos, na manhã de ontem (26).

“Pelo número de procedimentos já agendados, perto dos 40, já podemos prever que a demanda será grande aqui na Vila Piloto porque a população passou a entender o verdadeiro significado de posse responsável de animais de estimação”, comentou Ottoni.

A equipe do Castramóvel conta também com a participação de um grupo de alunos estagiários de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas AEMS e o atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Todos os procedimentos continuam sendo pré-agendados, pessoalmente, junto à equipe do Castramóvel, ou pelos telefones (67) 3929-1803 e (67) 99200-2638 do CCZ.

“Cães e gatos machos, a partir dos seis meses de idade podem ser castrados e os donos dos animais recebem todas as recomendações de cuidados necessários que devem ter, antes e após a castração”, orientou o médico veterinário do CCZ.

POSSE RESPONSÁVEL

Em meio aos procedimentos, a equipe do Castramóvel, por onde já passou, tem orientado os donos de animais de estimação quanto ao significado e deveres da posse responsável.

“Infelizmente, apesar de tantas campanhas sobre a posse responsável, tem gente que não está nem aí e abandona cães e gatos por aí”, comentou o aposentado Laudualdo dos Santos, morador na Vila Piloto.

Ele procurou a equipe do Castramóvel para agendar a castração de nove gatos. “É isso mesmo. Tenho 13 gatas, nove gatos machos e um cachorro. Todos os 22 gatos foram jogados e abandonados no meu quintal, quando ainda bem filhotes”, contou. “Nosso prefeito está de parabéns pela implantação gratuita deste serviço”, comentou Laudualdo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Quem também esperava por agendamento para castração do seu cachorrinho era a Yasmin Vitória Pereira Lima. “Que bom que agora temos este serviço, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Três Lagoas. Meu cachorro tem um ano e meio e está dando muito trabalho. Por vezes, desaparece por aí atrás de uma cadela no cio e dá canseira para voltar para casa”, contou Yasmin. Ela ficou sabendo do Castramóvel pela Internet e também por amigas.

Já o morador da Vila Alegre, Nelson Soares, agendou por telefone a castração do seu cachorro, um mestiço de fox paulistinha com dálmata. “O pessoal do CCZ foi muito atencioso ao telefone, explicou tudo direitinho e meu cachorro já está castrado. Estou só esperando passar o efeito da anestesia”, contou.

“Este serviço é muito caro nas clínicas veterinárias particulares. Por isso, muito bom podermos contar com estes serviços da Prefeitura de Três Lagoas”, disse o morador da Vila Alegre.

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.