Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta, 25, revela alta nas internações por SRAG, onde a maioria dos casos é causada por H1N1.
Três Lagoas acendeu o alerta vermelho com o avanço da Influenza em 2025. Segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 25, o município já contabiliza 228 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quadro clínico grave associado a vírus como a gripe e a Covid-19.
Dentre os casos hospitalizados, 20 foram confirmados como Influenza A, com 18 deles identificados como H1N1, o subtipo mais agressivo do vírus da gripe. Os outros dois foram classificados como Influenza A não subtipada, ou seja, não foi possível identificar o subtipo exato.
O dado mais preocupante, no entanto, é o número de vidas perdidas pela doença, onde quatro pessoas morreram em Três Lagoas por complicações da Influenza em 2025, sendo três vítimas do H1N1 e uma por subtipo não identificado. Não há registros de Influenza B no município neste ano.
Diante do aumento dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde reforçam o chamado à vacinação contra a gripe. A vacina trivalente, disponível gratuitamente nas unidades do SUS, protege contra os principais subtipos do vírus Influenza, incluindo o H1N1, responsável pela maioria das mortes em 2025.
Conforme o InfoGripe/Fiocruz, o H1N1 é o tipo de Influenza mais letal em circulação atualmente, com mais de 150 mortes confirmadas no Brasil em 2025. Ainda assim, a cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul segue abaixo do ideal, onde apenas 48% da população-alvo se imunizou até junho, enquanto o recomendado é pelo menos 90%.
Veja o boletim na íntegra:
