26.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025

Caso Mariana Ferrer: Câmara aprova projeto sobre ‘violência institucional’

A Câmara dos Deputados aprovou hoje um projeto que inclui o crime de violência institucional, praticado por agente público, na Lei de Abuso de Autoridade.

17/02/2021 14h10
Por: Gabrielle Borges

A matéria, que foi motivada pelo caso da blogueira Mariana Ferrer, será analisada agora pelo Senado.
Mariana Ferrer acusou o empresário André de Camargo Aranha de estupro, mas ele foi absolvido por falta de provas. Na audiência, o advogado dele teve uma atuação agressiva contra Mariana. Isso gerou críticas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e de ministros de tribunais superiores.

O projeto aprovado hoje trata exatamente do que aconteceu na audiência de Mariana Ferrer. De acordo com o texto, a violência institucional se dá quando o agente, por meio de ação ou omissão, “prejudica o atendimento à vítima ou testemunha de violência” ou “causa a sua revitimização”.

Essa “revitimização” acontece quando a vítima é obrigada a reviver, durante processos judiciais ou administrativos, a lembrança da violência ou do trauma sofrido.

O projeto prevê que quem cometer violência institucional pode cumprir pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Mas há uma ressalva, pois o texto isenta de pena quem tiver o “erro plenamente justificado pelas circunstâncias” por ter suposto que a sua atitude se tratava de “ação legítima”.

Mariana Ferrer acusou o empresário André de Camargo Aranha de estupro, mas ele foi absolvido por falta de provas. Na audiência, o advogado dele teve uma atuação agressiva contra Mariana

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confraternização na Maçonaria São João

Neste mês, a Maçonaria São João foi palco de uma agradável confraternização. O Venerável Genildo, ao lado de sua esposa, Silvia Jesus Ribeiro Bezerra,...

Forças de segurança iniciam fiscalizações na divisa entre Três Lagoas e São Paulo

Operação Natal e Ano Novo reforça ações integradas para garantir segurança viária durante as festas As forças de segurança deram início à Operação Natal e...

Torcida do Corinthians toma ruas de Três Lagoas para comemorar título da Copa do Brasil

Festa da Fiel reuniu torcedores na Avenida Filinto Müller após a conquista nacional de 2025 A conquista do título da Copa do Brasil 2025 pelo...