26.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos

Os Cartórios de Notas e de Registro de Mato Grosso do Sul terão alterações no horário de funcionamento durante o feriado de Carnaval 2026, celebrado entre os dias 16 e 18 de fevereiro. A orientação é da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul (ANOREG/MS), que recomenda que a população busque informações antecipadamente sobre o expediente das unidades em seus municípios.

As mudanças seguem determinações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e da Corregedoria-Geral de Justiça. Conforme o calendário, os cartórios estarão fechados na segunda-feira (16) e na terça-feira (17). O atendimento será retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h.

De modo geral, a maioria dos estados brasileiros adota ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval e na quarta-feira até o meio-dia, mantendo a terça-feira como feriado.

Mesmo durante o período de fechamento, os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais manterão plantões para garantir serviços essenciais, como registros de nascimento e óbito.

“Durante o Carnaval, os cartórios de Mato Grosso do Sul terão expediente especial: não haverá atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro e, na quarta-feira, dia 18, o funcionamento começa a partir das 12h.

É importante que todos se organizem com antecedência, lembrando que os cartórios de registro civil manterão plantões para garantir serviços essenciais à população”, afirmou o presidente da ANOREG/MS, Leandro Corrêa.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 176 cartórios distribuídos em todos os municípios e distritos do estado. A entidade reforça a importância do planejamento prévio para quem necessita de serviços como escrituras públicas, testamentos, registros de imóveis, casamentos, registros de documentos e de pessoas jurídicas, entre outros atos notariais e registrais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões

Mato Grosso do Sul registra 816 casos prováveis de dengue em 2026

Boletim da SES aponta 79 confirmações da doença e mais de mil casos prováveis de Chikungunya, não há óbitos registrados até o momento Mato Grosso...