19.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de agosto, 2022

Carlos Lula, secretário de saúde, revela quais são os segredos de uma vida longa?

Qual é o segredo para prolongar a vida? Nossa sociedade faz o suficiente por seus cidadãos mais antigos?

Você acredita que há um “segredo” para prolongar a vida? Ou a expectativa de vida é mais aleatória, determinada em grande parte por sorte, destino ou um “plano” ordenado por um poder superior?

Carlos Lula, secretário de saúde do Maranhão e ex presidente do CONASS  relata o ensaio dos repórteres do Times Mike Ives, Hisako Ueno e Makiko Inoue , que escreveram sobre Kane Tanaka, que morreu recentemente  aos 119 anos, e era a pessoa mais velha do mundo:”Aos 119 anos, Ela era um símbolo de como viver com sagacidade e vitalidade”

Em setembro de 2019, o prefeito de Fukuoka, no Japão, fez uma peregrinação para ver Kane Tanaka em seu asilo. Ela tinha 116 anos na época e fez perguntas de um grupo de repórteres com a confiança arrogante de um lutador premiado.

O que, perguntaram, era o segredo para viver tanto tempo?

“Sendo eu mesmo”, disse ela.

Momento mais feliz?

“Agora!”

Melhor dieta para se manter saudável?

“Agradeço tudo o que eu como.” Ela tinha desenvolvido um gosto por chocolate e Coca-Cola em uma base militar americana e regularmente consumia bebidas efervescentes por meio século.

Quando a Srta. Tanaka morreu na semana passada aos 119 anos, não muito longe da base agora fechada na cidade de Fukuoka, ela era a pessoa mais velha do mundo e tinha vivido sete anos a mais do que o veterano americano mais velho da Segunda Guerra Mundial.

No Japão, que tem a população mais antiga do mundo, a Sra. Tanaka tornou-se um símbolo de como envelhecer graciosamente e afastar o câncer e outras doenças. No fundo de sua 12ª década, os visitantes a acharam não apenas alerta, mas vivaz e irreprimivelmente engraçada.

Os repórteres escreveram sobre o fim da vida da Sra. Tanaka:

Tanaka é sobrevivida por pelo menos cinco netos e pelo menos oito bisnetos. Seu marido, que tinha demência, morreu de câncer em 1993, aos 90 anos. Seu filho mais velho morreu em 2005, e seu filho mais novo, Tsuneo, morreu há cinco anos.

A pessoa mais velha do Japão agora é Fusa Tatsumi, uma mulher que completou 115 anos na segunda-feira, de acordo com o Ministério da Saúde. Uma freira de 118 anos que vive na França e é conhecida como Irmã André é agora a pessoa mais velha do mundo, disse Yvonne Zhang, porta-voz do Guinness World Records.

Quando o prefeito de Fukuoka, Soichiro Takashima, visitou a Sra. Tanaka em 2019, ele perguntou quanto tempo mais ela queria viver. Ela respondeu que não tinha pensado nisso. “Eu não sinto que vou morrer”, disse ela.

Depois que ela se aposentou no final dos anos 70, a Sra. Tanaka ocupou-se fazendo tarefas domésticas e visitando parentes no Japão e nos Estados Unidos. Ela ficou afiada em parte lendo jornais, fazendo problemas de matemática e jogando Otelo e outros jogos de tabuleiro.

“Ela odiava perder”, disse o neto.

Ela entrou e saiu do hospital por meses antes de morrer. Mesmo quando ela estava doente, seu neto disse, ela falava sobre querer comer chocolate ou beber Coca-Cola ou Oronamin C Drink, um refrigerante japonês.

  • Tanaka disse que o segredo para viver tanto tempo é “ser eu mesmo”. Você acha que há um “truque” para viver uma vida longa e plena, como ter amizades fortes, uma prática espiritual ou religiosa, engajar hobbies e paixões, uma dieta saudável ou uma mentalidade específica ou disposição? Ou é simplesmente uma boa genética? É uma combinação desses fatores?
  • De acordo com o artigo, a Srta. Tanaka manteve sua inteligência afiada em parte lendo jornais, fazendo problemas de matemática e jogando jogos de tabuleiro. Quão consciente você está sobre como suas ações de hoje podem afetá-lo na velhice? Você faz alguma coisa para manter sua mente e saúde em forma?
  • Você já pensou sobre como sua vida pode parecer várias décadas na estrada? Você gostaria de viver bem até os 100 anos como a Sra. Tanaka? Por que ou não?
  • No artigo, Shinichi Oshima, presidente da Fundação Japonesa para o Envelhecimento e a Saúde, disse: “é importante construir sistemas sociais nos quais os idosos são totalmente aceitos e podem realizar uma vida próspera”. Você acha que a sociedade respeita seus cidadãos mais antigos? Fazemos tudo o que podemos para cuidar deles e ajudá-los a prosperar? Se não, o que poderíamos fazer melhor?
  • Você passa muito tempo com idosos? Como descreveria suas vidas e personalidades? Quais são os segredos deles para viver tanto tempo?

Veja mais :

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido