27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Cargill inicia produção de biodiesel

Economia – 24/08/2012 – 07:08

A Cargill entrou oficialmente no mercado de biodiesel com o início das operações de sua primeira fábrica do combustível, em Três Lagoas (MS). Com capacidade de produção de 252 milhões de litros de biodiesel por ano, tendo a soja como matéria-prima, a unidade da Cargill é integrada à esmagadora de soja que a empresa já opera no local, reduzindo custos de transporte de matéria-prima.

“Teremos o óleo de soja para a produção de biodiesel dentro da fábrica”, explicou Max Slivnik, diretor comercial de grãos e processamento de soja da Cargill. A empresa também espera ganhos de competitividade pelo fato de a unidade possuir acesso a modais ferroviário, rodoviário e hidroviário. “A planta fica às margens do Rio Paraná”, afirmou. Apenas na unidade de produção de biodiesel foram investidos R$ 130 milhões.

Segundo o executivo, o fato de a unidade estar localizada em região de forte vocação agrícola indica que haverá demanda próxima, o que acentua a competitividade da operação. “Máquinas agrícolas e caminhões que carregam a safra utilizam diesel que hoje tem uma mistura obrigatória de 5% em sua composição”, disse o gerente comercial de biodiesel da Cargill, Elcio de Angelis. Com a empresa já em operação, a Cargill pretende participar do próximo leilão de compra da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), esperado para início de setembro.

Desde agosto de 2011, quando começou a construção da unidade, segundo Slivnik, também teve início a operação de criação de um departamento para cuidar da agricultura familiar, necessária para a empresa obter o “Selo de Combustível Social” do governo e poder participar de uma fatia maior do leilão de biodiesel da ANP. Segundo ele, o programa da Cargill de agricultura familiar já atinge mais de mil famílias espalhadas por 7 Estados. Ele disse que a Cargill já lida com a agricultura familiar em outros países, como na produção de algodão em países africanos, e procurou utilizar essa experiência no Brasil. A expectativa da empresa é de que o Ministério do Desenvolvimento Agrário conceda o selo social à fábrica no próximo mês.

Fonte: Estadão / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.