Entretenimento – 16/07/2012 – 17:07
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS-II) está promovendo o projeto “Café, Arte e Vida”, desde a terça-feira passada (10), com o envolvimento e integração de vários setores da Administração Municipal e também da iniciativa privada, através de órgãos não governamentais, como igrejas e outras entidades.
O projeto, idealizado pela psicóloga Caroline Queiroz Dutra, deverá estender-se por todo o segundo semestre de 2012, com vasta programação de atividades culturais e de lazer, como dança, teatro, música, esportes, artesanato e outras.
Os objetivos principais do “Café, Arte e Vida”, além do envolvimento e integração da comunidade “nas ações do processo de atenção e terapia do portador de transtornos mentais graves, severos e persistentes, tem a finalidade de desmistificar e romper antigos procedimentos, infelizmente, ainda existentes na sociedade, quando se depara e convive com pessoas com esses sintomas”, explicou a coordenadora do CAPS-II, Luciana Assi de Lima.
Ela informou que o CAPS-II, situado na Rua Zuleide Peres Tabox, número 950, Bairro Vila Nova (esquina com a Avenida Eloy Chaves), atende das 7h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Orientações também podem ser obtidas pelo telefone 3929-1570.
“Estamos com 427 usuários do CAPS com transtornos mentais graves, severos e persistentes, com idade acima de 18 anos e que precisam, além dos medicamentos controlados, de atenção e acompanhamento de profissionais especializados”, informou Luciana.
Graças a esse trabalho, os resultados têm sido positivos, porque, no primeiro semestre deste ano, “tivemos necessidade de apenas seis internações”, comentou a coordenadora do CAPS-II.
ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO
O projeto “Café, Arte e Vida” prevê envolvimento e participação dos mais variados setores da comunidade três-lagoense. O primeiro a aderir ao projeto foi um grupo de jovens e adolescentes da Igreja Assembleia de Deus, “previamente preparados para esse trabalho”, conforme assegurou a psicóloga Caroline.
O grupo, liderado pelo jovem Abner Rhidiel Albuquerque Ribeiro, já marcou presença no CAPS-II, no período da tarde da última sexta-feira (13), em uma série de atividades de convívio, previstas no projeto.
Fonte: Assecom