30.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro, 2025

Caoa: quem é o empresário interessado na fábrica da Ford no ABC

Revendedor da Ford há 40 anos, Carlos Alberto também impulsionou as marcas Hyundai, Subaru e Chery no Brasil.

03/04/2019 08h29
Por: Mirela Coelho

Hyundai, Chery e, agora, Ford. O apetite do Grupo Caoa por montadoras chegou à fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP. O grupo brasileiro de Carlos Alberto de Oliveira Andrade teria assinado um acordo para comprar a planta, na qual manterá apenas a produção de caminhões. A fábrica produzia também o hatch Fiesta, que sairá de linha no fim do ano. A ideia é fabricar os veículos sob licença da Ford.

Nenhuma das duas empresas confirma o acordo. A Caoa sequer confirma a proposta. Especialistas ouvidos por EXAME apontam possíveis contratempos da Caoa com a fábrica da Ford. A norte-americana está deixando o mercado de caminhões por afirmar que o setor não dá lucro na América Latina e o motor fabricado nesta planta expiram em poucos anos. Encontrar um novo dono para a fábrica é uma iniciativa São Paulo, João Doria.

Andrade é o único acionista do grupo Caoa, que leva suas iniciais. O empresário impulsionou as marcas estrangeiras Hyundai, Subaru e Chery no Brasil. A empresa tem 135 concessionárias pelo país, sendo 12 da Ford, 51 da Hyundai, 63 da Chery e nove da Subaru.

O grupo é também o maior revendedor da Ford na América Latina, já tem uma fábrica em Anápolis, GO, na qual fabrica os Hyundai Tucson e ix35, além dos Tiggo 5X e Tiggo 7, da Chery, e uma fábrica em Jacareí, SP. Também detém parte da operação Caoa Chery e é o importador oficial da Subaru.

O fechamento da fábrica da Ford foi anunciado em fevereiro deste ano, como parte de uma reformulação global do negócio da companhia para voltar ao lucro na América do Sul.

A Ford detém 5,1% do mercado de caminhões e é a sexta maior do setor, segundo dados da Fenabrave. O presidente da montadora afirmou que passou meses buscando alternativas viáveis para a operação até decidir pelo fechamento.

Apesar do aumento das vendas após a crise econômica, a Ford luta para manter rentabilidade e investimentos no país. Ela sofre com o aumento da concorrência no Brasil e no exterior e a pressão das matrizes para entregar mais eficiência. Nos Estados Unidos, também anunciou que deixará de comercializar os sedãs Fiesta, Focus e Fusion para concentrar os investimentos nos SUVs, mais rentáveis.

Informação do site Exame

Centro de distribuição da Caoa: parceria nova com a Chery (Leandro Fonseca/EXAME)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Espetáculo “Truques e Trambiques” acontecerá neste sábado em Três Lagoas

A apresentação faz parte do Diversão em Cena Os fãs da arte circense em Três Lagoas têm encontro marcado com a última atração do...

Três Lagoas realiza recepção oficial à Banda Cristo Redentor campeã brasileira de Bandas e Fanfarras 2025

Cerimônia acontece nesta segunda-feira, na sede da banda, com início às 17h30 A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social...

Força Tática recupera moto furtada e suspeito é preso no Vila Maria

Indivíduo confessou ter furtado o veículo no pátio da Colônia Penal, em Três Lagoas