05/04/2014 – Atualizado em 05/04/2014
Artista tinha forte ligação com Ivinhema, onde possuía familiares
Por: Nova News
O cantor e compositor Dino Franco, da dupla Dino Franco e Mourai, foi encontrado morto nesta sexta-feira (04), em Rancharia (SP). O artista, que tinha 77 anos, estava em seu quarto, e foi encontrado por uma irmã.
De acordo com a delegacia da cidade, ele chegou a tomar café da manhã, mas se sentiu indisposto e voltou a dormir, vindo a óbito em seguida.
“Por volta das 11h30, a irmã dele foi chamá-lo para tomar banho e se deparou com Dino Franco já morto”, informou o escrivão da delegacia. Segundo o Hospital Maternidade de Rancharia, o sertanejo sofria de cirrose hepática e esteve recentemente internado no local.
Ivinhema
Apesar de ter nascido em Paranapanema (SP), Dino Franco possuía forte ligação com o Distrito de Vila Amandina, em Ivinhema, onde seus pais estão sepultados e onde possui parentes. Ele era irmão da cantora Marisa Franco, também já falecida, com quem, ao lado dos pais, chegou à região no ano de 1964.
Trajetória
Osvaldo Franco, mais conhecido como Dino Franco, nasceu em 08 de setembro de 1936. Desde a adolescência, já trabalhava com música em rádios, até se lançar como cantor com o nome artístico de Pirassununga, nos anos 40.
Lançou discos com quase todas as duplas da qual fez parte: Pirassununga e Piratininga, Pirassununga e Belmonte, e Biá e Dino Franco, esta última união foi responsável por seis LPs de grande sucesso na moda de viola.
Nenhuma dupla prosperou, Dino arriscou carreira solo e se tornou produtor da gravadora Chantecler, até conhecer o músico Mouraí com quem gravou 16 discos até a morte do parceiro em 2005. Um dos maiores sucessos de sua autoria é música “Amargurado”, que foi gravada por Tião Carreiro e Pardinho e regravada por vários intérpretes.
Uma das últimas aparições do cantor foi em 2007, quando ele participou do DVD ao vivo do Grupo Zíngaro, de Campo Grande. A captação ocorreu em Presidente Prudente (SP), onde o artista foi homenageado pela banda sul-mato-grossense que, ao seu lado, interpretou a canção “Amargurado”.
